Economia

Guedes promete evitar desindustrialização do País e, em reforma, fim do IPI

De acordo com ele, foi no atual governo que ocorreu pela primeira vez uma abertura da economia em 30, 40 anos

Foto: Reprodução/ Edu Andrade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, garantiu que, se reeleito, o atual governo não deixará ocorrer uma desindustrialização no Brasil. 

“Vamos acabar com o IPI na nossa reforma tributária”, prometeu durante o Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária “Brasil Export”, realizado em Brasília. De acordo com ele, foi no atual governo que ocorreu pela primeira vez uma abertura da economia em 30, 40 anos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

“Se o Brasil tem recursos, tem minérios, tem tudo, tem que dar um passo. “Vem aí outra avalanche, outra onda de investimentos em energia”, previu Guedes.

O ministro também voltou a criticar as estatais. “Não podemos ser prisioneiros de estatais monopolistas verticalizadas. 

Quando estão com dificuldades, são estatais; quando querem estabelecer preço, são de mercado. Uma hora estão com uma fantasia e outra hora com outra. Queremos competição que é o jeito de haver prosperidade para a população”, argumentou.

Para Guedes, o Brasil será uma das cinco maiores economias do mundo. “Não podemos interromper isso”, disse, repetindo que o governo brasileiro é a maior imobiliária do planeta, além de citar valores das empresas estatais. 

“Vendemos R$ 260 bilhões em empresas, fora a privatização da Eletrobras. Gostaríamos de ter vendido mais”, admitiu.

LEIA TAMBÉM: >> Receita Federal realiza leilão com iPhones por menos de R$ 900