Economia

Guia de turismo: cerca de 80% dos profissionais capixabas sofrem impactos da pandemia

Dentre os profissionais impactados com a pandemia, apenas 22,4% foram contemplados com o auxílio emergencial de R$ 600

Foto: Assessoria Convention

Desde um início da pandemia do novo coronavírus, o setor do turismo é um dos mais impactados economicamente. De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretária Estadual de Turismo (Setur), cerca de 80% dos guias de turistas capixabas precisaram interromper suas atividades. 

De acordo com o levantamento, a maioria destes profissionais, 63,4%, são autônomos. Os dados mostram que os guias turísticos paralisaram cerca de  79,8% das atividades, outros 12,1% reduziram em 75% a jornada de trabalho e 4,3% reduziram em 50%.

Dentre os profissionais impactados com a pandemia, apenas 22,4% foram contemplados com o auxílio emergencial de R$ 600 reais disponibilizado pelo governo federal. Boa parte dos profissionais capixabas que precisaram pedir financiamentos não conseguiram. Segundo a pesquisa, apenas 7,8% tiveram o pedido autorizado. 

Hospedagem

Já entre as empresas, a maioria que participou da pesquisa é do ramo das hospedagem (23,6%), seguido pelas agência de turismo (18,3%) e transportadoras (15,1%). Em 79,5% dos meios de hospedagens, a taxa de ocupação no mês de março foi de 10% e, em abril, 93,2% chegaram a este percentual (10%).

Algumas medidas precisaram ser adotadas para enfrentar a crise ocasionada pela pandemia. Dentre elas está a suspenderam contratos (60,8%), a redução de carga horária (19,9%) e a demissão (4,5%). Para amenizar os impactos, 34,9% reduziram preços. Ainda sobre as alternativas encontradas, 51,9% precisaram de financiamento e a maioria buscou crédito nas linhas oferecidas pelo Banestes (32,1%), pelo Bandes (15,8%) e pelo Sicoob (11,4%).

Impactos da pandemia no turismo

A pesquisa foi realizada como o objetivo de conhecer os impactos econômicos em decorrência da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo.  A coleta de dados aconteceu entre os dias 27 e 31 de maio, por meio de formulário online, enviado aos mais de dois mil cadastrados no Serviço Nacional de Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Foram recebidas 305 respostas de empresários de 43 municípios do Espírito Santo. Desse total, 62,2% são pessoa jurídica e 37,8% autônomos.

O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, destaca que a pesquisa foi criada pela equipe técnica da Setur, responsável pelo Observatório de Turismo, e retrata os primeiros dias da pandemia. “Esta pesquisa, reuniões constantes com secretários municipais, instâncias de governança, Conselho Estadual de Turismo e representantes de todo o setor, bem como nossa participação no Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), foram e continuam sendo nossa forma de conhecer e acompanhar a realidade ocasionada pela crise e assim podermos, a partir deste panorama, trabalhar para o enfrentamento”, explica. 

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.