Economia

Halloween movimenta lojas de decoração e fantasias no ES

Influenciado pela cultura norte-americana, o Brasil decidiu abraçar o Halloween já há alguns anos

Foto: Reprodução/TV Vitória

Influenciado pela cultura norte-americana, o Brasil decidiu abraçar o Halloween já há alguns anos. Por aqui, é comum que escolas, condomínios, restaurantes e lanchonetes se entreguem à fantasia, literalmente, no dia 31 de outubro. 

As festas ajudam a movimentar o mercado de lojas de decorações e fantasias no Espírito Santo, que chegam a registrar 80% de todo o faturamento de outubro por conta das comemorações. 

Para Leandro Gonçalves, gerente de uma loja em Vitória, o pós-pandemia ajudou este cenário, já que as pessoas procuram celebrar cada vez mais festas. De acordo com ele, não é preciso gastar muito para curtir. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“As pessoas, depois do covid, acredito que estão gostando mais de ter opções de festa para comemorar em casa. Usando vários adereços consegue fazer a partir de R$ 150”, disse. 

Já para Humberto Loss, também gerente, o ano de 2023 promete um crescimento considerável em relação ao ano passado.  “O crescimento que a gente vê é de uns 15% em relação ao ano anterior”, afirmou. 

Para quem frequenta as festas, as opções são muitas. É o caso da comissária de bordo Joana Lanzoni, que organiza uma festa para crianças no condomínio em que mora. “Estamos procurando bruxinhas, caveiras, esqueleto, abóbora, todos os adereços”. 

Para o estudante universitário Eduardo Sá Brandão, as festas de halloween são as mais esperadas do ano e a agenda dele já está lotada. “Eu tenho uma festa amanhã, outra depois de amanhã, uma festa no domingo. Esse halloween vai bombar”, relatou. 

Leia Também: Tempo vai virar? Instituto alerta para queda de granizo no ES

*Com informações do repórter Paulo Rogério, da TV Vitória/Record TV