Economia

Hortas incentivam alimentação saudável e ornamentam os quintais

Não é preciso muito espaço para criá-las e quem mora em terrenos menores pode substituir os canteiros por vasos em hortas verticais

Para organizar hortas verticais nos quintais, vale dispor os vasos em prateleiras ou outras estruturas de madeira ou ferro, como ganchos Foto: Reprodução

As hortas não apenas incentivam a alimentação saudável e o consumo de produtos frescos e livres de agrotóxicos, mas também contribuem com a decoração. Não é preciso muito espaço para criá-las e quem mora em terrenos menores pode substituir os canteiros por vasos em hortas verticais.

A arquiteta e urbanista Larissa Villaschi, do departamento de Projetos e Meio Ambiente da CBL Desenvolvimento Urbano, lembra que pode-se criar o local da horta durante a construção da casa, aprontando os canteiros ou os vasos, mas o preparo da terra e o plantio das sementes ou mudas apenas devem ser realizados após o término da construção, inclusive da fase de acabamento, para evitar o contato da terra com os resíduos da obra.

Para organizar hortas verticais nos quintais, vale dispor os vasos em prateleiras ou outras estruturas de madeira ou ferro, como ganchos.

Quem prefere um visual mais alternativo e descolado pode aproveitar latas de produtos alimentícios no lugar dos vasos tradicionais – escolha as que estejam em bom estado e tenham cores atrativas. Caixotes de madeira também podem ser substitutos charmosos para os vasos e podem ser dispostos tanto no chão quanto em prateleiras.

Luz

A arquiteta Larissa Villaschi destaca que o local destinado à horta deve ser iluminado, de forma que as plantas recebam em média de quatro a seis horas de sol diariamente. “Dê preferência aos locais com o sol da manhã”, observa.

Ela orienta ainda que o plantio precisa ser feito em horário em que o sol não está tão forte, como ao final da tarde, e que nos primeiros dias após o plantio as plantas e sementes devem ficar, preferencialmente, em lugar de claridade indireta.

A seguir, ela dá mais orientações sobre como criar e cuidar de uma horta:

– De início, é importante preparar a terra, deixando-a bem aerada e com adubo, para que as plantas absorvam bem os nutrientes. 

– É preciso atentar-se para a irrigação das mudas: o excesso de água pode ser tão ruim quanto a falta, prejudicando a produtividade e qualidade das plantas. Folhas murchas é um sinal de sede.

– Os melhores horários para regar e manejar as plantas são ao início da manhã ou final da tarde. Prefira os dias nublados e mais frescos para transplantar.

– A terra deve estar sempre fofa. Caso esteja endurecida, checar se está faltando água.

– Algumas plantas são perenes ou vivem durante várias safras (como as ervas, a berinjela e o pimentão). Outras têm apenas uma colheita, como o tomate e a alface. Vale misturar os dois tipos para ter sempre horta em casa.

– Enquanto uma safra de folhosas cresce, vá preparando a próxima na sementeira.

– A cada mês ou quando sentir que a planta está precisando, adube a terra.