Economia

Hospital Dr. Jayme exerce protagonismo na saúde do ES com atendimento humanizado

Hospital Dr. Jayme exerce protagonismo na saúde do ES com atendimento humanizado

Em dez anos de funcionamento, foram quase 1,5 milhão de pacientes atendidos, 9 milhões de exames e mais de 200 mil cirurgias realizadas. 

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é uma unidade de atendimento com alto poder de resolução de situações críticas e conta com profissionais de elevada capacidade técnica. Um ponto de destaque é o serviço de Neurologia Adulto, estando a unidade 24 horas disponível para demandas neurológicas não AVC, única porta de urgência referenciada para essa especialidade na Região Metropolitana.

A partir de setembro de 2022, o Hospital Dr. Jayme iniciou ainda o atendimento às demandas de cirurgias ortopédicas eletivas de alta complexidade da rede, incluindo próteses de joelho, quadril e ombro, além de reconstruções de membros.

O Hospital Dr. Jayme conta também com uma maternidade de alto risco materno e fetal referência para todo o Espírito Santo, com 60 leitos de maternidade e 40 leitos de tratamento intensivo neonatal (Utin). Outro ponto importante é o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) que também assiste todo o Espírito Santo.

Desde meados de 2022, com o arrefecimento da Covid-19, a unidade foi reestruturada seguindo as orientações do Ministério da Saúde, que estabelece as diretrizes para a organização da rede de atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves está classificado como atenção terciária, que envolve atendimentos de média e alta complexidade. A unidade mantém, ainda hoje, o atendimento de urgência e emergência em pleno funcionamento.

“O reconhecimento em Excelência em Saúde é resultado do trabalho de toda a equipe do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves. A unidade exerce o protagonismo na área da saúde e faz isso respeitando os mais elevados padrões de qualidade e segurança do paciente, sem abrir mão do acolhimento humanizado”, diz o presidente da Aebes, Rodrigo André Seidel.

Em dez anos, foram quase 1,5 milhão de pacientes atendidos, 9 milhões de exames realizados e mais de 200 mil cirurgias concretizadas. O Hospital Dr. Jayme emprega ainda cerca de 2.200 funcionários diretos, que trabalham para entregar o que há de mais atual em saúde para o povo capixaba.