Dados do relatório Panorama da Hotelaria 2024, produzido pela HotelInvest revelam a construção em andamento de 137 hotéis no Brasil. Na América Latina, segundo a Lodging Econometrics, são 642 projetos.
O CEO da Michaelis Arquitetos, escritório referência no Brasil, comemora um 2024 positivo com aproximadamente 60 projetos em andamento. |”O avanço é resultado de um conhecimento profundo desse mercado e de estudos constantes do comportamento do hóspede nacional e internacional”.
INDEPENDENTES
Em meio a esse cenário, a aposta dos chamados hotéis independentes, não atrelados a grandes bandeiras, para sobreviver nesse competitivo mercado, é investir em arquitetura e design. Michaelis ressalta que cerca de 5% dos projetos desenvolvidos em 2024 foram de hotéis independentes – e na maioria deles familiar.
E esse número é reforçado quando se analisa o volume de propostas emitidas para essa faixa do mercado: aproximadamente 15%. “Queremos triplicar a participação dessa fatia do mercado já para 2025”, destaca o CEO. Com média de quatro propostas semanais, o escritório afirma ter obtido uma taxa média de conversão de 35%.
CENÁRIO DE MERCADO
Conforme último relatório Hotelaria em Números 2024, produzido pela consultoria JLL, atualmente o Brasil conta com 10.650 empreendimentos hoteleiros divididos em: hotéis nacionais (1.165), hotéis internacionais (632), hotéis independentes com menos de 20 quartos (3.690) e os hotéis independentes com mais de 20 quartos (5.163). “Dados que evidenciam o mar de oportunidades para a arquitetura e design especializados em hospitalidade”, sentencia Michaelis.