Economia

Por trás da inovação está uma equipe liderada de maneira positiva

Líderes positivos incentivam uma cultura de experimentação e criatividade, alimentam um ciclo de feedback positivo e celebram os sucessos

Foto: Freepik

*Artigo escrito por Alessandro Coutinho, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão na UVV e Líder do Comitê Qualificado de Conteúdo em Inovação e Tecnologia do IBEF-ES.

Em meio a um cenário empresarial caracterizado pela inovação constante, uma abordagem de liderança emerge como elemento fundamental para guiar as organizações rumo ao sucesso: a Liderança Positiva.

De acordo com Kim Cameron, autora de “Praticando Liderança Positiva”, liderança positiva é o ato intencional de modelar, facilitar e influenciar emoções positivas em uma equipe. 

A ideia central é estimular os profissionais a excelência em suas atividades, tornando o trabalho mais eficiente e com menor desgaste emocional.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No livro “O poder da liderança positiva: como e por que líderes positivos transformam equipes e organizações e mudam o mundo”, o autor Jon Gordon revela uma visão profunda de como esta forma de liderança pode não apenas mudar a maneira como as empresas operam, mas também como elas inovam. 

Assim, as pessoas positivas têm mais sucesso, segundo uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade Duke nos Estados Unidos, e nas empresas, os times otimistas performam melhor que os pessimistas, e conseguem inovar e produzir mais.

A inovação é frequentemente vista como resultado direto de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento. No entanto, por trás de toda inovação bem-sucedida está uma equipe motivada, inspirada e, acima de tudo, liderada de maneira positiva. 

A conexão entre liderança positiva e inovação é inegável. Ao criar ambientes em que as equipes se sentem valorizadas e parte integrante do processo criativo, as organizações não apenas estimulam a inovação, mas também a sustentam.

Em um mundo dominado por mudanças rápidas e disrupções tecnológicas, a capacidade de uma organização de se adaptar e inovar tornou-se crucial. 

Líderes positivos, com sua abordagem focada no ser humano, incentivam uma cultura de experimentação e criatividade, alimentam um ciclo de feedback positivo e celebram os sucessos. 

Eles veem erros e falhas não como falhas definitivas, mas como oportunidades para aprendizado e crescimento. 

Por outro lado, a combinação da liderança positiva com um mindset inovador e de crescimento tem o potencial de produzir resultados incríveis. 

Segundo o livro de Gordon, líderes eficazes são aqueles que não só comunicam sua visão de forma clara, mas também estabelecem uma cultura em que novas ideias são acolhidas e valorizadas.

Mas como isso se traduz na prática? Líderes positivos incentivam a colaboração interdisciplinar, o bom relacionamento interpessoal e a comunicação assertiva, e promovem encontros entre departamentos que tradicionalmente não interagem. 

Eles incentivam a experimentação e permitem que suas equipes testem novas ideias sem o medo paralisante do fracasso. Acima de tudo, eles são modelos de resiliência e adaptabilidade, características indispensáveis em um ambiente inovador.

Além disso, a liderança positiva não se limita a ajustar a cultura interna de uma empresa, afinal ela também influencia em como as organizações interagem com o mundo exterior, incluindo clientes, parceiros e a comunidade em geral. 

Empresas lideradas positivamente tendem a ser vistas como pioneiras, não apenas em termos de produtos e serviços, mas também em sua abordagem para resolver desafios globais.

Em um mundo onde o ceticismo muitas vezes prevalece, o livro Poder da Liderança Positiva lembra que, com a abordagem certa, pode não apenas alcançar metas de negócios, mas também criar organizações mais humanas, colaborativas e prósperas. E, no final das contas, isso é bom para todos.