Economia

Igreja evangélica será construída em área do Aeroporto de Vitória

A construção é um acordo firmado entre a igreja e a Zurich Airports Brasil, que administra o terminal. Os terrenos do entorno já atraem novos negócios

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Uma sede da Igreja Batista Atitude será construída na área do Aeroporto de Vitória. A inauguração do templo deve acontecer ainda no primeiro trimestre de 2024, de acordo com o pastor Bruno Caetano

A construção é um acordo firmado entre a igreja e a Zurich Airports Brasil, que administra o Aeroporto de Vitória. Ao todo, duas áreas em frente ao antigo terminal aeroportuário serão utilizadas, totalizando 9 mil metros quadrados. 

A capacidade inicial do templo é de 1500 pessoas e, segundo o pastor, a intenção é receber pelo menos 3200 fiéis a cada domingo, nas duas celebrações que deverão ocorrerão ao dia.

Atualmente, a sede da Igreja Batista Atitude no Espírito Santo fica na Mata da Praia, em Vitória. Ela também possui um campus em Santa Teresa, na região Serrana do Estado, e está abrindo um novo em Cariacica, que começará a funcionar no dia 9 de dezembro.

“No Espírito Santo, somos duas igrejas, sendo a sede, na Mata da Praia, em Vitória, que passará a ser na nova área, no aeroporto. Temos mais uma igreja em Santa Teresa. Faremos o primeiro culto da Atitude em Cariacica no dia 9 de dezembro e também estamos em processo de implantação de mais um campus em Colatina”, disse o pastor. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Ainda de acordo com o pastor, a Igreja Atitude, que tem origem no Rio de Janeiro, conta com cerca de 28 mil membros espalhados pelo mundo, em países da Europa e da África. 

“A Atitude veio do Rio de Janeiro, com sede nessa localidade com 15 mil membros. Somos um total de 28 mil membros em 55 igrejas pelo mundo. No Brasil, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Moçambique”, relatou. 

Veja fotos do local onde será erguida a igreja: 

De acordo com Bruno Caetano, a obra da nova sede da igreja no Estado está em fase de regularização junto à Prefeitura de Vitória. A previsão, segundo o pastor, é de que esse processo seja finalizado nas próximas semanas e que, em seguida, as intervenções tenham início.

A partir daí, a previsão é de que, em aproximadamente 90 dias, seja concluída a primeira fase da obra, o que já permitirá que as primeiras celebrações sejam realizadas.

O pastor detalhou que o novo templo terá capacidade para 1,5 mil pessoas e ocupará uma área de 1,5 mil metros quadrados de área construída. A igreja ficará no terreno onde antes funcionava uma revendedora de veículos e o estacionamento do antigo aeroporto, na parte da frente do terminal.

A estrutura, que será construída com tecnologia de pré-moldados, contará com a nave principal, onde serão realizadas as celebrações principais, além da parte administrativa, uma cafeteria e a loja da igreja. Do outro lado da Avenida Fernando Ferrari funcionará o espaço infantil, que será construído em módulos.

Outros empreendimentos no aeroporto

Foto: Divulgação

Além da igreja, outras empresas e instituições já garantiram presença em áreas no entorno do Aeroporto de Vitória. Em outubro, a Escola Americana de Vitória (EAV) anunciou a construção de um campus na região.

A área no aeroporto foi arrendada por 50 anos e a construção teve início em novembro. O começo das atividades na unidade tem previsão para o ano de 2025. De acordo com a direção da escola, a previsão é gerar 400 empregos diretos. 

>>LEIA TAMBÉM: Escola em área gigante do aeroporto é “legado, mais do que investimento”, diz Americo Buaiz Filho

O Assaí Atacadista também prepara a inauguração de sua segunda unidade no Espírito Santo, que ficará na área do aeroporto. As obras já estão em andamento e a loja terá 13 mil metros quadrados de área construída e vai disponibilizar 350 vagas de estacionamento. A expectativa é que sejam gerados 500 empregos diretos e indiretos.

Já em funcionamento, a gigante de materiais de construção Leroy Merlin conta com uma unidade no entorno do aeroporto. 

Leia Também: Desenhos de estudantes sobre trânsito serão expostos no Detran