Economia

III Seminário Logística é Solução reúne autoridades e empresários do setor em Vitória

O governador Renato Casagrande destacou a importância do programa de integração logística do Estado. Já o diretor da Antaq contextualizou a Lei 12.815/13, conhecida como Nova Lei dos Portos

Durante o evento também foram destacados os desafios enfrentados pelo Porto de Vitória Foto: TV Vitória

O III Seminário Logística é Solução, realizado pela Rede Vitória, na manhã desta terça-feira (10), em Vitória, reuniu diversas autoridades nacionais e do Estado relacionadas ao assunto.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho. Em sua apresentação, o presidente destacou a importância do debate para o desenvolvimento do Estado. “Ao completarmos 30 anos da TV Vitória, temos muito orgulho em realizar este seminário pela terceira vez. Desde o primeiro, vimos como é importante debatermos logística. Na ocasião, o governador anunciou em primeira mão  Plano de Mobilidade Urbana do Estado. Logística quando existe e funciona bem contribui para o nosso desenvolvimento. Quando não existe, ou não funciona, se transforma em gargalo”, explicou.

Durante o evento, o governador Renato Casagrande (PSB) destacou a importância do programa de integração logística do Estado. Já o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Clóvis Lacosque, apresentou um balanço do setor portuário do Espírito Santo. Dentre as principais obras elencadas por Lacosque estão a conclusão do alargamento dos berços 101 e 102 do Porto de Vitória,  a ampliação do pátio de estocagem, a dragagem, a ampliação do acesso ao Porto de Capuaba, em Vila Velha.

O principal palestrante do evento foi o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Fernando Fonseca. Formado em Engenharia Civil, com especialização em engenharia econômica, regulação e concessão de serviços públicos e gestão ambiental, Fonseca faz parte do sistema portuário desde 1990. 

Em sua palestra, o diretor contextualizou os principais aspectos da Lei 12.815/13, também conhecida como Nova Lei dos Portos. “Este evento é uma oportunidade única para interagir com o mercado, e poderá nortear futuras decisões da Antaq. Toda a organização está de parabéns”, frisou.

O seminário encerra a série de reportagens especiais produzidas pela TV Vitória, durante o mês maio, sobre o assunto. Ao todo, 10 matérias evidenciaram os problemas, resultados e desenvolvimento do Estado no setor. A série destacou ainda o mercado exterior, as rodovias capixabas, os portos e aeroportos, a cadeia produtiva do gás e petróleo, e os investimentos em mão de obra.

Também marcaram presença no seminário prefeitos da Grande Vitória, secretários de Estado, além de empresários de diferentes setores produtivos do Estado.