O Espírito Santo registrou um crescimento de 19,6% nas exportações e uma queda de 7,5% nas importações em 2014, no comparativo com 2013. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
Nos últimos cinco anos, o desempenho nas exportações foi de 11,5%; nas importações, a perda é ainda maior: 9,5%. Neste último caso, no Brasil, o percentual fechou em alta de 26%, no período de 2010 a 2014.
O que segurou a pauta exportadora em 2014 no Estado foram as vendas de petróleo, com alta de 115%, de produtos de ferro e aço, com 102%, e de café, com 61%, no comparativo com 2013. As exportações de minério de ferro, principal item da pauta, apresentaram queda de 8%.
Já nas importações capixabas, apenas carvão mineral registrou crescimento de 7% no período analisado. As operações com automóveis, que representam 18% do total importado, tiveram uma queda de 8%, o que refletiu no desempenho negativo global das importações.
Para o presidente do Sindicato de Exportação e Importação do ES (Sindiex), Marcilio Rodrigues Machado, é necessário um amplo trabalho para que as operações de comércio exterior retornem aos índices de 2011. “Infraestrutura, que engloba também conhecimento e tecnologia, é essencial para se ganhar competitividade. O governo sabe dessa necessidade e estamos dialogando para buscar alternativas”, ressaltou.