A temporada do Imposto de Renda está chegando! Nesta quarta-feira (06), o governo federal deve anunciar as regras para o envio da declaração de 2024.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Muitos contribuintes enfrentam dificuldade para preencher corretamente a declaração. Ter atenção ao indicar as informações, segundo o contador e professor universitário André Charone, é fundamental. Ele separou algumas dicas para evitar os erros mais corriqueiros. Confira:
5 ERROS NA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
Omissão de rendimentos
Um dos erros mais recorrentes, segundo André, é a omissão de rendimentos. Isso inclui esquecer de declarar parte do salário, rendimentos de aluguéis ou ganhos de capital.
“Todos os rendimentos recebidos durante o ano devem ser reportados, incluindo aqueles isentos ou não tributáveis. A omissão, seja por esquecimento ou desconhecimento, é um dos principais motivos para cair na malha fina“, enfatiza.
LEIA TAMBÉM: Shopping Vitória: veja fotos de como vai ficar a nova praça de alimentação
Para evitar esse erro, ele recomenda manter uma organização rigorosa dos documentos ao longo do ano, incluindo comprovantes de rendimento fornecidos pelos empregadores e extratos bancários.
Dados incorretos ou incompletos
Fornecer dados incorretos ou incompletos na declaração é um tropeço comum que pode levar os contribuintes direto para a malha fina.
Desde simples erros de digitação até a falta de informações essenciais podem causar discrepâncias significativas na declaração. André destaca a importância de uma revisão cuidadosa antes de submeter a declaração.
LEIA TAMBÉM: Vports apresenta investimentos para modernizar portos do ES
Despesas médicas incompatíveis
As despesas médicas são uma das áreas mais propensas a erros na declaração do Imposto de Renda. Tentar deduzir despesas médicas não permitidas pela legislação ou superestimar despesas são erros comuns que podem levar à malha fina.
Rendimentos dos dependentes
A declaração de rendimentos de dependentes é outra área delicada que pode facilmente levar à malha fina. André destaca a importância de incluir todos os rendimentos dos dependentes, verificar sua qualificação segundo as normas da Receita Federal e manter uma documentação comprobatória organizada.
LEIA TAMBÉM: Leitura abrirá loja com 620m² em shopping de Vila Velha
Não consultar o processamento da declaração
Outro erro apontado pelo especialista é não consultar o processamento da declaração pela Receita Federal. Essa prática, segundo André, é crucial para identificar precocemente qualquer erro ou discrepância e agir proativamente para corrigi-los antes que resultem em problemas mais graves.