A Receita Federal publica anualmente as instruções para declarar o Imposto de Renda. As normas de 2025 ainda não foram liberadas. A previsão é que as normas sejam liberadas nesta semana.
Para antecipar a declaração, algumas pessoas buscam preencher as informações necessárias antecipadamente. Para declarar o imposto de renda é necessário ter uma conta gov.br. A declaração deve ser feita de forma online, pela internet ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.
LEIA TAMBÉM:
Desde 2022, passou a ser obrigatório ter a conta gov.br de nível prata ou ouro para preencher e declarar o documento. Assim, você pode fazer a declaração pré-preenchida pelo Programa Gerador da Declaração (PGD).
A conta nível prata ou ouro apresenta as informações recebidas pela Receita Federal de empresas, bancos, médicos, entre outros. Isso facilita o preenchimento e reduz a chance de erros, porém a Receita Federal sempre informa a importância de que a população confira todos os dados pré-preenchidos.
Quem deve declarar o imposto de renda 2025?
Quando a Receita Federal liberar as normas para a declaração de 2025, serão informados quem deve declarar o IR e as datas para a entrega. As multas caso o envio atrase também constarão no documento.
Em 2024, o valor da multa era de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, ainda que integralmente pago, limitado a 20% do valor do imposto de renda.
Posso declarar para outra pessoa?
A declaração pode ser enviada por outra pessoa no aplicativo, mas para isso é necessário que a pessoa tenha feito previamente uma “Autorização de Acesso” no “Meu Imposto de Renda” dela. É possível receber a autorização para fazer a declaração de até cinco pessoas.