O número de brasileiros inadimplentes chegou a 63,4 milhões de brasileiros em agosto de 2019, o que representa 40,6% da população adulta do país. Na divisão por gênero, os homens aparecem como os mais inadimplentes. Já as mulheres aparecem na amostragem com mais dívidas em contas de água, luz e gás. Os dados são da pesquisa da Serasa Experian.
Segundo o estudo, 50,8% dos homens no país estão inadimplentes. A maioria das dívidas está relacionada ao segmento bancário e de cartão de crédito. Em relação às mulheres, a pesquisa revela que 49,2 % possuem dívidas que, em sua maioria, são relacionadas a contas domésticas (água, gás e energia) os chamados Utilities.
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os homens costumam assumir mais compromissos com instituições financeiras do que elas. “É mais comum que os financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo, sejam feitos por eles. Isso se deve pela maior renda da população masculina, que acaba tendo a aprovação de crédito mais fácil do que para mulheres”.