O Espírito Santo foi o único estado brasileiro que registrou variação positiva no volume de serviços de turismo em fevereiro deste ano, em relação ao mês anterior. A constatação foi feita pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (12).
Segundo o levantamento, o Índice de Atividades Turísticas no Estado teve alta de 1,5%, enquanto o Rio de Janeiro, cidade mais procurada pelo turismo no Brasil, teve queda de 8,2%. A Bahia teve queda de 4,1% e São Paulo, de 1,7%.
Em relação a fevereiro de 2018, o volume de atividades turísticas subiu 5%, impulsionado principalmente pelas empresas de serviços de catering, bufê, transporte aéreo e hotéis.
O destaque nesta comparação continua sendo São Paulo, com alta de 14,7%, contrabalançados pelos resultados negativos do Rio de Janeiro, em queda de 5,4% e de Santa Catarina, de 7,6%.
Brasil
Ainda de acordo com a pesquisa, o Índice de Atividades Turísticas no Brasil teve uma queda de 4,8% em fevereiro ante o mês anterior. No entanto, foi registrada alta de 5% contra fevereiro de 2018, informou o IBGE.
Em janeiro, a taxa já havia demonstrado recuperação em relação a dezembro de 2018, com alta de 3,9%, quando interrompeu sequência de quatro taxas negativas.
* Com informações do Estadão Conteúdo