Economia

Indústria da Construção aposta em drones para fechar negócios

Tecnologia criada para uso militar já se torna realidade em várias camadas de negócio. O mercado imobiliário é o mais novo deles.

As construtoras estão apostando cada vez mais no uso de drones, veículos aéreos não tripulados e guiados por controle remoto, como ferramenta para apresentar seus empreendimentos. A M Santos Construtora e Incorporadora, por exemplo, investiu na produção de imagens aéreas da região de Santa Cecília, em Vitória, onde acaba de lançar o Residencial Vista da Fonte. Os pequenos robôs coletaram imagens de diferentes ângulos do empreendimento e de seu entorno.

No caso do Vista da Fonte, o principal objetivo da M Santos foi registrar a visão que o morador terá de cada janela do residencial, de acordo com o pavimento. Isso porque os futuros condôminos terão uma visão privilegiada do Parque da Fonte Grande e da Pedra dos Dois Olhos, o que, inclusive, inspirou o nome do edifício e tem sido um grande atrativo comercial.

Assim, na hora de apresentar o empreendimento a uma pessoa interessada em adquirir o imóvel, os corretores mostram imagens da visão exata que ele terá do apartamento escolhido, uma forma de aprimorar o relacionamento com o cliente, como explicou o gerente de Novos Negócios da construtora, Michel Moreira.

As imagens aéreas também retratam o perfil do bairro, predominantemente residencial e com pouca movimentação de veículos. Além disso, as fotos permitem detectar a proximidade do Vista da Fonte com a rede de comércio e serviços na região de Maruípe e o fácil acesso às principais avenidas da região.