Medido a 1%, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de dezembro foi o maior número registrado para a inflação do mês nos últimos quatro anos no Brasil. A grande vilã foi a carne, que teve aumento médio de quase 18%. No acumulado do ano, o índice inflacionário está em 3,9%.
Mesmo assim, o índice ainda está abaixo da previsão inicial do governo para a meta da inflação, que era de 4,25%. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com aumento médio de 17,7% nos preços da carne, a inflação em dezembro foi medida em 1% no país, enquanto em novembro ficou em 0,5%. Mas será que o produto vai deixar a inflação ficar abaixo da meta? Segundo a Associação Capixaba dos Supermercadistas (Acaps), a resposta é sim.
A Acaps afirma que o pico da alta do preço já ficou para trás e foi motivado pela coincidência de três fatores que ocorreram em dezembro: procura inesperada da carne brasileira pelos chineses; entressafra do boi gordo; e aumento natural do consumo de carne no último mês do ano.
*Com informações do repórter Alex Pandini