O lançamento do novo edital para a construção do aeroporto de Vitória deverá ter a data de divulgação informada na próxima semana. Em reunião com a deputada federal Rose de Freitas (PMDB-ES) nesta quarta-feira, o diretor de engenharia da Infraero, Jaime Parreira, afirmou que a equipe técnica da estatal está empenhada para finalizar os trabalhos o quanto antes.
“A Infraero está preparando tudo e, até a semana que vem, vai ter a data do edital. Estão consolidando o processo com base em editais feitos em outros aeroportos”, afirmou a deputada.
O novo edital para a licitação da obra do aeroporto será feito por meio de Regime Diferenciado de Contratação (RDC). A regra para contratar a empresa que fará o serviço foi determinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). As obras do aeroporto de Vitória estão paralisadas desde 2008.
Os ministros do Tribunal de Contas entenderam que a contratação por meio de RDC precisa ser feita uma vez que o contrato que existia entre a Infraero e o consórcio até então responsável pela obra foi cancelado por ambas as partes, assim que a obra foi paralisada. A expectativa é que, em breve, a data do edital do novo aeroporto seja divulgada.
Projeto de Orçamento
Os projetos executivos e de orçamento para a ampliação do Aeroporto de Vitória foram entregues ao ministro no dia 10 de fevereiro. A equipe técnica do Tribunal começou a fazer a análise, mas constatou que ainda faltavam informações referentes à obra. Após o processo do aeroporto ser votado pelo pleno do Tribunal, as obras estarão autorizadas. A expectativa de início é para o primeiro semestre deste ano.
Superlotação
Com a chegada da Copa do Mundo, o Aeroporto de Vitória é o terceiro no ranking de aeroportos que estão operando com capacidade máxima de pessoas. Em uma matéria publicada no site da revista Exame Brasil, a capacidade suportável de passageiros no aeroporto capixaba é de 3,3 milhões.
Em 2013, aproximadamente 3,45 milhões de passageiros foram transportados no aeroporto da capital. De acordo com dados do Exame, Vitória opera com 4,6% acima da capacidade permitida.
Obras adiadas
As obras de ampliação do Aeroporto de Vitória só deverão ser retomadas este ano. Isso porque a entrega dos orçamentos referente à retomada das obras de construção do novo terminal de passageiros foi adiada. A previsão era para o projeto ser entregue em agosto.
As obras do aeroporto estão paralisadas desde 2008, quando o TCU determinou a suspensão dos trabalhados devido às irregularidades nos contratos. O projeto prevê a ampliação do terminal de passageiros, além da reforma e ampliação das pistas. O prazo para a execução das obras é de 24 meses a partir da data de liberação pelo TCU.