As inovações tecnológicas podem ser definidas pelo resultado da exploração de novas ideias, levando à criação de um produto, processo ou serviço totalmente novo ou melhorado. Apesar de importante para garantir a vantagem competitiva nas empresas, muitos gestores consideram a estratégia mais um custo do que um investimento, o que explica o alto índice de defasagem e extinção de muitos negócios.
A forte concorrência combinada com a alta demanda são os principais impulsionadores da inovação. Além de produtos e serviços novos e melhorados, a estratégia inclui otimização de processos, implementação de novos sistemas de negócios e novos métodos de gerenciamento, o que gera um impacto significativo na produtividade e no crescimento da empresa.
No cenário econômico atual, as inovações tecnológicas tornaram-se fortes aliadas dos negócios por influenciar no aumento da segurança, produtividade, compliance, conquista de clientes e geração de receitas. A inovação gera riquezas e, embora a eficiência seja essencial para o sucesso dos negócios, a longo prazo, não pode sustentar o crescimento dele sozinho.
Acompanhando a tendência do mercado nacional e internacional, a ArcelorMittal Tubarão inaugurou o iNO.VC, programa de inovação digital que chega para fortalecer e gerar oportunidades para o ecossistema de inovação capixaba. A inauguração aconteceu na unidade de Tubarão, localizada no município da Serra, no Espírito Santo, e contou com a presença de lideranças e diversos representantes de startups.
O lançamento do programa foi marcado pela entrega de um espaço físico que dará suporte para o desenvolvimento de atividades que busquem soluções para as unidades do segmento de Aços Planos de Tubarão, Vega (SC) e Contagem (MG). O espaço que abrigará as atividades do Programa iNO.VC é todo revestido em aço e fica localizado em meio à área administrativa da empresa, próxima ao Restaurante. Com ambientes amplos, móveis descontraídos e elementos coloridos, o layout do espaço foi configurado para agregar beleza e criatividade, aumentando assim a interação e a criatividade dos seus usuários.7
O iNO.VC vai atuar como plataforma de colaboração com o objetivo de conectar o segmento de aços planos às redes de universidades, iniciativas e startups. “Esse programa foi criado para que a gente possa associar as nossas inovações tecnológicas ao ecossistema do Espírito Santo, bem como em Santa Catarina e Minas Gerais. O sistema foi implementado aqui no Espírito Santo, porque, apesar da proximidade com o Findes LAB, nós não tínhamos o nosso local específico para os planos e faltava isso aqui“, explica Paulo Wanick, diretor de Finanças, Riscos & Tecnologia da Informação da ArcelorMittal.
Wanick fala como as startups, universidades e demais iniciativas podem participar do programa. “O ecossistema de inovação terá diversas formas de apresentação de ideias para os nossos desafios. Disponibilizaremos no site, nas redes sociais e também faremos workshops, trazendo nossas dores e demandas, para que o ecossistema entenda e apresente soluções que venham de encontro com as nossas necessidades”, afirma.
Para o especialista em inovação Leonardo Carraretto, o programa é mais um movimento que se une ao ecossistema de inovação capixaba para ajudar a projetar o Espírito Santo no segmento inovação. “O iNO.VC é mais uma ‘cereja do bolo’ para colaborar com esse momento de crescimento do ecossistema. Essa é a hora de todos estarem unidos para construir esse futuro do ecossistema, porque a gente está mudando a matriz econômica e os pilares de como o Espírito Santo vai se apresentar para o mercado. Certamente nos próximos meses, dias e anos, veremos um resultado muito grande do estado no cenário nacional. A Arcelor, já estabelecida há muito anos, poderia muito continuar no seu ritmo natural, mas ela escolheu a inovação e isso é um grande passo e exemplo para o mercado”, diz.
O investimento em inovação tecnológica não precisa ser alto
Quando o assunto é investimento, muitos empresários são resistentes. Afinal, mexer no financeiro de uma empresa nem sempre é algo que eles gostam, principalmente se não conseguem enxergar que esse tipo de aplicação pode gerar um aumento no faturamento da organização.
Para a maioria, a inovação tecnológica é vista como uma invenção, por falta de conhecimento sobre como ela pode beneficiar o negócio como um todo. Com isso, as empresas acabam deixando de investir em algo positivo para a sua produção por não saberem os benefícios.
Quando uma cultura inovadora é aplicada em uma empresa, ela tem grandes chances de avançar e aumentar o seu faturamento, independente da sua área de atuação.
Nem sempre é preciso um grande investimento em tecnologia para ter um resultado esperado. Pequenas aplicações podem ser assertivas e melhorar a produtividade da sua empresa. Além de otimizar os processos internos e trazer grandes resultados.
Aplicações mais simples e acessíveis podem trazer o avanço esperado para as empresas. É preciso analisar quais os investimentos devem ser feitos e em quais áreas, para que seja algo assertivo. Ou seja, a inovação tecnológica pontual pode ser um recurso para quem está precisando avançar e não tem como investir um alto valor.
Hoje em dia, o investimento em inovação tecnológica não precisa ser tão alto, uma vez que existem startups que trabalham com tecnologia, oferecendo um serviço de qualidade e por um custo mais atrativo.
Há diversas maneiras de aplicar a inovação tecnológica dentro de uma empresa sem gastar muito. Por exemplo, se for um negócio online, é possível aumentar o faturamento fazendo um investimento em marketplaces, sites que permitem que as empresas anunciem em sua página em troca de comissões.
Outra maneira de investir em inovação tecnológica é adquirir um software específico para a sua área. Diversas startups desenvolveram esse tipo de ferramenta ou, até mesmo, prestam esse serviço. Sendo assim, dá para contratar uma organização especializada para ajudar a sua empresa. O intuito é auxiliar na gestão, seja ela financeira ou não, para aumentar a receita.