Estão abertas e seguem até o próximo dia 17 de março as inscrições para microempresas e empresas de pequeno porte que quiserem participar do Programa Acelera, do Serviço de Apoio às Micro e Pequena Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES).
A iniciativa visa a orientar empresários sobre como conquistar mais clientes, aumentar as vendas e acelerar os resultados da empresa.
São 300 vagas, distribuídas para empresas das cadeias de petróleo e gás, panificação, turismo, varejo, varejo digital, saúde e reparação automotiva.
O Sebrae/ES vai investir R$ 2,5 milhões no programa, com subsídios especiais, destinadas para o crescimento e o desenvolvimento dos pequenos negócios. Recursos adicionais serão aportados para apoio a feiras, missões técnicas e rodas de negócio dos segmentos apoiados, onde as empresas inscritas terão prioridade de participação.
“Acreditamos que empresas mais desenvolvidas, crescendo, oferecem possibilidades de novas contratações, demonstram um aumento no poder de compra e venda, ficam mais fortalecidas e impactam também na economia do estado. Nosso objetivo é tornar essas empresas, público do Sebrae, mais fortes e preparadas para o mercado”, reforça a gerente de Competitividade e Produtividade do Sebrae/ES, Christiane Castro.
As inscrições podem ser feitas na página desenvolvida especialmente para o programa e têm subsídio de 80% do Sebrae.
As 300 vagas são distribuídas por todas as regiões do Espírito Santo. Na Grande Vitória, há vagas para todas elas, mas em outras cidades, a disponibilidade depende de fatores como a vocação regional.
Depois de inscritas no programa, as empresas vão participar de um processo de aceleração que durará de nove a dez meses.
Durante esse período, os empreendedores passarão por formações e serão acompanhados pelo Sebrae e terão seus indicadores medidos, para que, ao final, consigam ter melhores resultados efetivamente. Eles participarão de capacitações, consultorias, workshops, palestras, eventos e ações de mercado, sendo cada trilha com sua particularidade.
“A gente quer que as empresas foquem na continuidade da melhoria de seus produtos e serviços. Quando você tem o compromisso de participar de uma trilha, você vai agregando conhecimentos, contatos e possibilidades de melhoria continua. Diferentemente de quando você participa de uma formação pontualmente, por exemplo”, avalia uma das coordenadoras do Programa Acelera, a analista técnica Jéssika Tristão.
Lançamento do programa com palestra
O Programa Acelera foi apresentado ao público na terça-feira (7), durante evento realizado em Vitória e transmitido para outros municípios capixabas, alcançando um público de aproximadamente 400 pessoas. Em seguida, a plateia ainda pôde assistir à palestra do CEO e fundador da Cacau Show, Alê Costa.
Durante mais de uma hora, o empresário falou sobre a história da empresa, as experiências conquistadas diante das dificuldades que precisou superar, além dos números atuais do sucesso da Cacau Show, que recentemente recebeu o prêmio de maior varejista do Brasil logo após de conquistar um feito importante: abrir 1 mil franquias somente em 2022.
Além de falar do crescimento da empresa, Alê Costa destacou, entre seus empreendimentos, a fazenda e a fábrica da Cacau Show em Linhares e ainda comentou sobre os projetos mais recentes: um hotel e um parque temático. “É importante continuar buscando o futuro”, salientou em sua fala.