Economia

INSS lança assistente virtual para ajudar usuário no atendimento digital

O atendimento será personalizado para cada usuário do sistema Meu INSS

Foto: Reprodução

A partir desta quinta-feira (07), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estará disponibilizando uma assistente virtual para auxiliar população que utiliza o sistema eletrônico Meu INSS.

Segurados e cidadãos em geral podem conversar com a assistente virtual, chamada de “Hêlo”, para tirar dúvidas sobre como acessar as funcionalidades do sistema. A assistente também vai informar aos usuários sobre os serviços realizados pelo órgão.

A princípio, a Hêlo irá auxiliar os usuários que acessarem o site do Meu INSS, mas o serviço também deve ser estendido para o aplicativo. Para conversar com a assistente, o usuário que acessar o site gov.br/meuinss, deve clicar no canto inferior direito da tela, onde aparece o ícone para interagir. 

Foto: Divulgação/INSS

Quando iniciar a conversa, a assistente perguntará qual o nome e o CPF do usuário. O INSS ressalta que apenas estes dados serão solicitados pelo sistema, que irá personalizar o teleatendimento. 

Assistente Helô

O nome Heloísa Miranda Chaves, ou simplesmente Helô, foi escolhido por lembrar foneticamente o nome Elóy Chaves, uma das personalidades mais importantes na criação do sistema previdenciário. Ao utilizar como referência um nome tão significativo, espera-se que a assistente também seja um marco na história moderna do sistema brasileiro de previdência. Outra curiosidade é a data de nascimento da personagem que é a mesma de criação do INSS: 27 de junho de 1990.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
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Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.