O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai continuar atendendo seus segurados e beneficiários só por meios virtuais até 10 de julho. O atendimento remoto foi adotado pelo órgão em 20 de março para minimizar as situações de disseminação do novo coronavírus e se estenderia, inicialmente, até 30 de abril.
A portaria que irá regularizar a prorrogação será publicada no Diário Oficial da União (DOU) na próxima segunda-feira (22). O documento prevê o retorno gradual do atendimento presencial nas agências no dia 13 de julho, podendo ser prorrogado novamente.
As medidas adotadas visam diminuir a movimentação das pessoas, principalmente daquelas que fazem parte do grupo de risco, durante o período de enfrentamento da pandemia do coronavírus.
Na retomada do atendimento presencial, serão priorizados, serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Os demais atendimentos serão retomados gradualmente.
Atendimento agendado
Para qualquer um destes serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo site ou aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone 135. Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.
Demais serviços
Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam pelos canais remotos, o site e aplicativo do Meu INSS e telefone 135. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado.