Economia

Aposentadoria em 2023: veja o que muda nas regras com a reforma da Previdência

Com a reforma aprovada em 2019, as regras para aposentadoria do INSS sofrem alterações anualmente

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quem pensa em se aposentar no próximo ano precisa ficar atento às regras que passam a valer a partir de 1º de janeiro de 2023. Desde que a Reforma da Previdência foi aprovada, em 2019, o cálculo da idade sofre alterações anualmente. A idade mínima para se aposentar, por exemplo, aumenta seis meses a cada ano.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Pelo sistema de pontos, o trabalhador deve somar o tempo de contribuição com a idade. O advogado previdenciário Thyago Brito explica que, no caso de mulheres, a soma deve resultar em 90 pontos. Já no caso dos homens, a soma deve ser de 100 pontos. 

O primeiro critério de transição, que é por pontos, os homens devem atingir 100 pontos e as mulheres 90 pontos a partir de 2023. Atualmente, são 99 pontos para os homens e 89 pontos para as mulheres“, lembrou. 

LEIA TAMBÉM: Censo IBGE: veja a cidade do ES com a maior população e quem perdeu mais moradores

Quem não atingir o total de pontos para se aposentar podem tentar a regra de idade progressiva. Nessa modalidade, em 2023, os homens precisam ter 63 anos e 35 de contribuição e as mulheres 58 anos e 30 de contribuição.

A aposentadoria por redução do tempo de contribuição não muda para os homens. É preciso ter 65 anos e 15 de contribuição. No entanto, há alterações nas regras para as mulheres.

LEIA TAMBÉM: Cafés especiais do Caparaó conquistam Selo de Denominação de Origem

Hoje, as mulheres podem se aposentar com 61 anos e meio, desde que tenham 15 anos de contribuição. A partir de 2023, elas terão que se aposentar com 62 anos, desde que tenham 15 anos de contribuição“, explicou.  

Para dar entrada no pedido de aposentadoria, basta acessar o site ou aplicativo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

*Com informações do repórter Alice Mourão, da TV Vitória/Record TV.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.