Economia

Instalação de painéis solares cresce 85% no Estado em um ano

Em fevereiro do ano passado, o número de instalações da tecnologia era 54 mil. Neste ano, o número já passa de 100 mil

Especialistas apontam que tecnologia de painéis solares ficou mais acessível. Crédito: Flickr
Especialistas apontam que tecnologia de painéis solares ficou mais acessível. Crédito: Flickr

As instalações de energia solar no Espírito Santo tiveram um crescimento de 85% em comparação ao último ano. Em fevereiro de 2024, o número era de 54 mil instalações. Em 2025, já são mais de 100 mil instalações de painéis solares no Estado.

As informações são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Ainda de acordo com a Absolar, o Espírito Santo ocupa o 14º lugar no ranking dos estados na produção de energia solar.

A tecnologia está em todos os 78 municípios do ES. Além disso, o Estado representa 2,6% da geração da energia solar do Brasil, o que equivale a quase 1 gigawatt de potência solar instalada.

LEIA TAMBÉM:

Ministério das Cidades abre janela de oportunidades para arquitetos negros

Brasília, Rio e São Paulo são as cidades mais influentes do país

Imposto de Renda: Centrais sindicais pedem isenção sobre participação em lucros

O engenheiro Felipe Teixeira, de uma empresa que fornece painéis solares, afirma que a tecnologia tem utilidade para residências ou para empresas.

“A energia solar é para todo mundo, desde o cliente residencial ao cliente empresarial de médio a grande porte. É uma tecnologia muito fácil e acessível para todos”, completa Teixeira.

Nesse sentido, desde 2012, esse setor já gerou mais de 28 mil empregos e movimentou mais de 4 bilhões no Estado. Da mesma forma, segundo especialistas, a tendência é que o setor cresça ainda mais.

De acordo com o engenheiro, a energia solar é uma tecnologia já validada, por conta de ser de fácil acesso, ser muito útil na prática. “É algo que você já começa a economizar antes da sua primeira parcela de financiamento”, complementa.

*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da Tv Vitória/Record.