Economia

Instituições da Itália indicam que país pode sair da recessão neste trimestre

Roma – A estabilidade apresentada pelo Produto Interno Bruto (PIB) da Itália no quarto trimestre de 2014 fez com que algumas instituições revisassem para cima a projeção de crescimento do país em 2015.

Mais cedo, o Escritório Nacional de Estatísticas da Itália informou que o PIB do país ficou estável no quarto trimestre de 2014. Na leitura anual, o indicador apresentou recuo de 0,3%.

O Centro Studi Promotor, um instituto de pesquisas que estuda tendências para o mercado automobilístico, projeta que o PIB da Itália apresente, neste trimestre, o primeiro avanço nos primeiros 15 trimestres. A recessão no país teve início em meados de 2011 e desde então não foi apresentado nenhum avanço no indicador.

O instituto acredita em uma retomada do crescimento do país no primeiro trimestre de 2015 por causa de menores custos de combustíveis, depreciação do euro e medidas de flexibilização quantitativa do Banco Central Europeu (BCE).

Analistas do Barclays também acreditam que a Itália possa sair da recessão em 2015. “As exportações devem ser beneficiadas pela desvalorização do euro, enquanto as pressões desinflacionárias ajudam no aumento do rendimento das famílias”.

“Dado que esperamos que esses drivers prevaleçam nos próximos trimestres, juntamente com potenciais surpresas na perspectiva do mercado de trabalho, pensamos que a Itália vai sair da recessão no primeiro trimestre deste ano”, comentam os analistas do Barclays. Fonte: Dow Jones Newswires.