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Internacionalização de marca: como expandir o seu negócio

Investir fora do país faz com que as empresas aprendam as melhores práticas do mercado, como se posicionam e como gerar valor

Mapa mundi em formato digital
Mapa mundi em formato digital. Foto: Canva

*Artigo escrito por Thiago Setubal, sócio e fundador da Pixerama

A era digital ampliou os efeitos da globalização e a abertura do mercado mundial integra a estratégia de crescimento e longevidade de várias empresas.

Segundo estudos do Banco de Portugal e da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), os investimentos diretos de empresários brasileiros em Portugal registraram um marcante aumento em 2023, alcançando aproximadamente R$ 28 milhões (5,3 bilhões de euros), com alta de 10% na comparação com o ano anterior.  

Lisboa, em particular, vem aparecendo com destaque cada vez maior em rankings internacionais de tecnologia.

Além disso, há mais de uma década, a capital portuguesa modernizou seu mercado imobiliário e hoje é uma das cidades com o metro quadrado mais caro na Europa, superando algumas referências do continente, como Madri e Milão.

Internacionalização de marca: chance de expansão

Não à toa, cada vez mais empresas brasileiras exploram oportunidades de expansão internacional no mercado europeu. Mas, por que investir em um novo mercado do outro lado do continente?

A internacionalização de marca traz oportunidades de crescimento em mercados internacionais.

Logo, diversificação de riscos, vantagens competitivas e comparativas, acesso a recursos estratégicos e novos mercados são os principais motivos que levam o empreendedor a internacionalizar o seu negócio.

Resumidamente, a internacionalização faz com que as empresas aprendam as melhores práticas do mercado de atuação, como se posicionam e, sobretudo, como gerar valor.

Produtos e serviços eficientes para diversos mercados

Assim, o negócio é capaz de desenvolver produtos e serviços mais eficientes para diversos mercados mundiais. E mais. Estar no exterior também significa uma chancela de qualidade para a marca.

Thiago Setubal, sócio e fundador da Pixerama
Thiago Setubal, sócio e fundador da Pixerama

Sabemos que investir fora do mercado doméstico envolve uma série de desafios. A começar pela ampliação das fronteiras de um negócio que envolve conhecer regulações, questões tributárias locais, novos concorrentes, fornecedores, a maneira como o público se comunica e se relaciona com o seu segmento.

Nada disso é empecilho, porém. Nem mesmo as previsões de desaceleração econômica global.

Pelo contrário, elas nos servem de alerta sobre o quanto é importante utilizar a diversidade de mercado que temos no planeta para proteger nossas empresas. Mostram que, além da planilha, a organização do futuro precisa navegar com um bom mapa nas mãos.