Economia

IPVA começará a ser cobrado em abril e motorista poderá parcelar em quatro vezes

Esse novo prazo para o pagamento do imposto foi estabelecido pela Lei 10.570, de autoria do Deputado Estadual Bruno Lamas, que foi sancionada este ano

Os pagamentos já começam a ser feitos em abril de 2017 Foto: Divulgação

Em um período de crise e dificuldades financeiras, o Governo do Estado divulgou no Diário Oficial do Espírito Santo uma nova opção de pagamento. No próximo ano o contribuinte que preferir vai poder parcelar em até quatro vezes o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Já o motorista que quiser efetuar o pagamento à vista terá um desconto de 5%.

A princípio, o pagamento do imposto sempre era feito em até duas vezes, mas o projeto de Lei 10.570, de autoria do Deputado Estadual Bruno Lamas, foi sancionado pelo governador do Estado, Paulo Hartung, em abril deste ano, e alterou a Lei nº 6999/2001. Com isso, entra em vigor o novo prazo.

Na época que em que a lei foi sancionada, o deputado informou que com o aumento das parcelas, a pessoa conseguirá honrar os seus compromissos e efetuar o pagamento com mais planejamento, diminuindo a inadimplência. 

>> Emenda sobre número de parcelas do IPVA pode favorecer 1,2 milhão de capixabas

Os pagamentos já começam a ser feitos em abril de 2017. Confira na tabela abaixo todas as datas e prazos para automóveis, caminhonetes e motocicletas!