Economia

IPVA: motoristas vão poder pagar o imposto em até 6x no ES

A medida foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (28). Atualmente, o imposto só poderia ser parcelado em até quatro vezes

Foto: EBC

A partir de janeiro de 2023, os motoristas no Espírito Santo poderão parcelar o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) em até seis vezes. A medida foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (28). Atualmente, o imposto só poderia ser dividido em até quatro vezes.

O Estado possui, atualmente, aproximadamente 1,3 milhão de veículos. Após a mudança, é esperado que cerca de 900 mil proprietários de veículos se beneficiem.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Com a lei, o motorista poderá pagar o imposto em seis parcelas iguais e sucessivas, vencendo a cota única (com 15% de desconto) ou a primeira parcela na data de 08 de maio de 2023. Já a última parcela poderá ser efetuada até o dia 31 de outubro de 2023. 

A mudança, ocorrida após o direito garantido pela Lei 11.673/22, de autoria do deputado estadual Bruno Lamas (PSB), é uma entrega importante que ajuda os capixabas, principalmente em tempos tão difíceis da economia. 

“Com o parcelamento mais elástico, será possível reduzir a inadimplência em relação ao imposto, beneficiando a um só tempo o Estado, o contribuinte e o conjunto da população capixaba”, declarou Bruno Lamas.

Neste ano, aproximadamente 400 mil proprietários fizeram o pagamento do imposto à vista, enquanto os demais optaram por parcelar o débito, totalizando 1,3 milhão de veículos, que é a frota tributável do Espírito Santo.

Bolso

Segundo os técnicos da Secretaria da Fazenda (Sefaz), a mudança não acarreta nenhum impacto financeiro para os cofres públicos, uma vez que não altera a base de cálculo ou a alíquota do imposto.

O Espírito Santo segue tendo a menor alíquota de IPVA da Região Sudeste e uma das menores do País: 1% sobre motos, ônibus e caminhões; e 2% sobre os carros de passeio e utilitários.

LEIA TAMBÉM: Teve celular roubado no ES? Saiba como recuperar na Polícia Civil

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória