Em menos de um dia, o número de capixabas que fizeram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano saltou para 496 mil nesta sexta-feira (29). De acordo com informações da Receita Federal, até as 17 horas de quinta-feira (28), 400 mil tinham enviado o documento.
A expectativa da Receita é de que, até a meia-noite deste sábado (30), 530 mil moradores do Estado enviem a declaração. Segundo o delegado do órgão no Espírito Santo, Ivon Schaider, o comprometimento do capixaba com o processo tem se intensificado com o passar dos anos.
“No passado, existiam muitas dúvidas e envio de dados errados. Hoje, a Receita possui elementos para cruzar as informações e dar um retorno mais rápido ao contribuinte quanto a inconsistências nos dados recebidos”, explicou o delegado.
Malha fina
O delegado Ivon Schaider informou também que o número de contribuintes capixabas pegos na malha fina tem se mantido estável nos últimos anos: cerca de 40 mil. No entanto, Schaider explicou que essa quantidade é flutuante e que pode mudar em questão de minutos, graças à tecnologia.
“No dia seguinte ao envio dos dados, a Receita já processou as informações e já possui um extrato disponível ao declarante. Se houver erro registrado, o contribuinte pode mandar o ajuste e ser retirado da lista rapidamente”, ressaltou.