A entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022/2023 pode ser auxiliada pelos Correios. Com início do prazo de envio nesta quarta-feira (15), os contribuintes podem se utilizar das agências para realizar inscrições e atualizar documentos.
De acordo com informações da empresa, é possível realizar a regularização cadastral e a alteração de dados pessoais de cada contribuinte por meio das agências.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Para identificar o contribuinte na Receita Federal, é necessário a apresentação do número cadastrado no CPF. Caso o cidadão ainda não possua o documento, ou esteja desatualizado, existe a possibilidade de emissão pelas agências de Correios.
Como emitir o CPF nos Correios?
Para realizar a emissão do CPF, basta comparecer a qualquer agência no país. Indivíduos entre 18 e 69 anos precisam ter em mãos o título de eleitor, alistamento eleitoral e protocolo de inscrição, ou certidão da Justiça Eleitoral atestando a não obrigatoriedade do alistamento eleitoral.
Menores de idade devem te a solicitação feita pelo representante legal. Para isso, é necessário apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento para comprovar a naturalidade, filiação e data de nascimento do menor, e documentos que atestem a responsabilidade pela guarda.
O valor da taxa a ser paga é de R$ 7,00 e o número do cadastro fica pronto de imediato.
Outros serviços
Além da emissão ou atualização de CPF, as agências também realizam consulta ao Serasa, certificado digital, documentos achados e perdidos, entre outras atividades possibilitadas pela Central de Serviços.