Economia

Lideranças do mercado do café vão debater tendências do segmento em Vitória

O Vitória Coffee Summit terá cobertura exclusiva do programa Agrobusiness, exibido aos domingos na TV Vitória

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O encontro Vitória Cofee Summit, que acontece na próxima semana entre os dias 28 e 29 de setembro, vai trazer para Vitória as principais lideranças nacionais e internacionais do mercado do café. 

Entre elas está o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, a CEO da Exportadora Guaxupé, Flávia Barbosa, o Diretor Executivo do Cecafé, Marcos Mattos e Mariana Caetano, CEO da Santos Lab. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Organizado pelo Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCVA), a proposta do evento é entender o comportamento do mercado do café. 

O segmento teve, nos últimos anos, o mercado amplamente impactado, não apenas pela pandemia de Covid-19, mas, diretamente, atingido por termos econômicos.

O presidente do CCCV, Márcio Candido Ferreira, ressalta que o encontro vai receber lideranças que representam mais de 30 milhões de sacas de café

“A quantidade equivale a quase todo o volume de café que o Brasil transaciona com o exterior em um ano”, destaca.

Foto: Divulgação/ CCVV

Para o executivo, outro fato importante que o mercado considera e que será amplamente debatido no encontro é a projeção que ele faz de que o Brasil, até o ano de 2025, voltará a ser o maior produtor mundial de café conilon, superando o Vietnã. 

O Vitória Coffee Summit terá cobertura exclusiva do Agrobusiness, programa exibido na TV Vitória ao domingos, que é fruto do projeto da Apex Partnes em parceria com a Rede Vitória. 

Entre os temas debatidos durante os dois dias de evento estão: ESG, agricultura 4.0; mercado de café e bolsas, cenários de abastecimento e consumo, agenda ambiental, carbono neutro, logística global, qualidade, economia global e brasileira, entre outros.

O evento é gratuito e tem vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas por meio dos perfis do evento nas redes sociais. 

Programação do evento 

28 de setembro

8h45- O Brasil e a Agenda Ambiental:  por Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente

9h30- Do Campo até a Xícara: o papel da indústria na sustentabilidade, por Tatiana Tristão, Diretora da Realcafé Solúvel do Brasil e empresas Tristão 

10h10 – Sustentabilidade e Carbono Neutro na Cafeicultura – Oportunidades para o Brasil, por Flávia Barbosa Paulino da Costa – CEO da Exportadora Guaxupe

10h50 – Agro 4.0 – Tecnologia, Sustentabilidade e Rentabilidade, por Mariana Caetano, CEO da Santos Lab

11h30 – Smart Agro – Nova Fronteira para Eficiência, Produtividade e Lucro, por Valdicimar Matussoch – DJI Agridrones Technology Inc – líder mundial em drones

14h – Logística Global – Tendências e Oportunidades para o Café, por Anderson Carvalho – Operations Imetame Porto

14h40 – Mercado do Café e Bolsa: por Luiz Eduardo de Paula e Luiz Henrique Mansur de Paula- Commcor, corretora líder de operações em café no mercado brasileiro.

15h20 – Cafés do Brasil e o seu protagonismo mundial: por Marcos Matos, Diretor Executivo do Cecafé.

16h15 – Qualidade – Benchmark dos Cafés da Região do Cerrado Mineiro, por Francisco Sérgio de Assis – Chairman Federação dos Cafeicultores do Cerrado

16h55- Cafés Robusta/Conilon: O Brasil rumo a lidença global: por Márcio Ferreira- Presidente da CCCV

29 de setembro

8h20 – Consumer Insights, por Carolina Silvrestre – Diretora da Kantar – Líder global em insights, consultoria e dados 

9h10 -O consumo interno brasileiro: a visão da indústria de café torrado e moído: por Celírio Inácio, diretor Exevutivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC)

10h- Cenários de produção e abastecimento do café arábica: por Lúcio Dias, diretor comercial da Cooxupé

10h50 – Cenários de produção e abastecimento do café conilon: por Luiz Bastianello, presidente da Cooabriel

11h40 – Mesa Redonda: Cooxupé, Cooabriel, Abic e CCCV – Análise de Mercado, por Lúcio Dias, Luiz Bastianello, Celírio Inácio e Márcio Ferreira

13h30- Mercado de Café Solúvel: por Aguinaldo José de Lima, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS)

14h10 – Panorama Econômico Global e Brasileiro – Perspectivas, por Pedro Renault – Economista Senior do Itaú BBA

14h50- Cenário atual e perspectivas para o mercado atual: por César Castro Alves, da Consultoria de Agronegócios do Itaú BBA 

 

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória