O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, acompanhado do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Luiz Fernando Lorenzoni, além da diretoria do Grupo Café Cacique, se reuniu com o governador Renato Casagrande, na quarta-feira (28), no Palácio Anchieta, em Vitória. Também participou do encontro o secretário de Estado Desenvolvimento, Marcos Kneip.
O assunto da pauta foi a instalação da companhia de café instantâneo em Linhares, cuja pedra fundamental deve ser lançada no próximo dia 25 de outubro. A previsão é que as operações se iniciem a partir de 2021 e que sejam geradas aproximadamente 800 oportunidades de empregos diretos e indiretos no seu primeiro ano de atuação.
De acordo com o prefeito Guerino Zanon, o município de Linhares se destaca pela solidez fiscal. Zanon ressalta ainda que os investimentos em infraestrutura, feitos pela Administração Municipal, contribuem para a instalação de novas empresas na região.
O governador Renato Casagrande também destacou a importância da instalação de grandes empresas e a geração de empregos no Estado. “O maior problema deste país é a desigualdade, e a forma de enfrentar esse desafio é com a geração de empregos, com oportunidades. Ter empresas se instalando em nosso Estado aumenta a renda das famílias e torna o Espírito Santo mais justo, mais igual e mais competitivo”, frisa Casagrande.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Luiz Fernando Lorenzoni, nos últimos anos, Linhares se tornou um dos principais polos de investimentos no Espírito Santo, tornando-se um município protagonista no processo de inovação e desenvolvimento no Estado.
No encontro, o Grupo Café Cacique foi representado pelo CEO Sérgio Pereira e os diretores da empresa, Paulo Ferro e Júlio Grassano.
Sobre a Cia. Cacique de Café Solúvel
Em dezembro do ano passado, a Cia. Cacique de Café Solúvel anunciou a expansão dos negócios em solo capixaba. A empresa paranaense, que já está há 60 anos no mercado e cuja sede está localizada em Londrina (PR), informou, à época, que a decisão de instalar a fábrica completa de café instantâneo em Linhares se deve ao posicionamento estratégico do município, localizado no coração do maior produtor de café robusta-conilon no Brasil.
Para a primeira etapa de instalação do empreendimento, são investidos cerca de 60 milhões de dólares. Com essa fábrica, a empresa espera responder a uma demanda crescente de café instantâneo em vários mercados internacionais, ampliando o volume de exportação das atuais 30 mil toneladas para 40 mil toneladas anuais. Esta será a segunda fábrica da empresa, que é a maior exportadora brasileira do produto.