Economia

Lojistas de Vitória encerram 2016 mais confiantes, aponta índice

Para o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, à medida que a confiança dos empresários aumentar, eles estarão mais dispostos a investir e contratar

Otimismo no comércio pode reduzir o desemprego na Capital, diz Fecomércio-ES Foto: Divulgação

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Vitória apresentou a quinta alta consecutiva registrando, em novembro, variação positiva de 4,4% em relação a outubro e a maior pontuação do ano.  A variação positiva foi de 36,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior,

Com esse resultado, o índice entra no nível de satisfação e mostra uma tendência de crescimento da confiança do empresário do comércio nas condições econômicas do país, no setor comercial e na empresa para os próximos meses.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Lino Sepulcri, à medida que a confiança dos empresários aumentar, eles estarão mais dispostos a investir e contratar. “Dessa forma o desemprego, que é um dos principais fatores para que a intenção de consumo das famílias continue baixa, poderá diminuir gradativamente”, declara.

Entenda o índice

O ICEC é composto por três subíndices: condições correntes (ICAEC), expectativas para os próximos meses (IEEC) e condições de investimentos (IIEC). A pesquisa é relacionada com a expectativa do empresário em relação ao mês seguinte.

Para o mês de novembro, todos esses subíndices apresentaram melhora na comparação com o mês anterior. No caso da avaliação das condições correntes, a alta foi de 5,5% em novembro em relação ao mês anterior, o que deixou o subíndice abaixo do patamar de satisfação, com 63 pontos. 

A avaliação das expectativas para os próximos seis meses (IEEC) aumentou 4,2% em relação a outubro, atingindo 154,3 pontos, a maior pontuação desde outubro de 2014, e está no patamar de satisfação.

Para os comerciantes da capital, a análise das condições de investimentos (IIEC) cresceu 4% em relação a outubro, registrando 88,1 pontos. Sobre a expectativa de contratações de funcionários para os próximos meses, cerca de 50% dos entrevistados afirmaram que irão aumentar o quadro de funcionários.