Economia

Lojistas do Estado têm acesso à novo canal de comunicação para tirar dúvidas

O sistema foi criado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) do Espírito Santo e o Conselho Estadual das CDLs para dar informações para todos os varejistas capixabas, associados ou não às Câmaras

Foto: Divulgação

Comerciantes de todo o Estado agora contam com um canal de comunicação extra durante 24 horas por dia. Trata-se do Central de Apoio ao Varejo, que, além de esclarecer dúvidas e dar orientações sobre financiamento e linhas de crédito, ainda oferece informações sobre benefícios voltados para os varejistas, implementados pelos governos federal, estadual e municipal. E tudo isso através de uma rede social no celular. 

O sistema foi criado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) do Espírito Santo e o Conselho Estadual das CDLs para dar informações para todos os varejistas capixabas, associados ou não às Câmaras.

Todo suporte é feito via WhatsApp, com atendimento automatizado durante 24 horas, inclusive em finais de semana e feriados. Além disso, de segunda à sexta-feira, das 10h às 16 horas, o atendimento é humanizado. 

Ou seja, nesse horário, a mensagem é enviada para a rede social e respondida por atendentes para esclarecer dúvidas que, ainda incluem, orientações sobre assistência jurídica, inclusive sobre flexibilidades e mudanças na lei que ocorreram em razão da pandemia do novo coronavírus. 

“A Central de Apoio ao Varejo oferece ao pequeno varejista o acesso às informações importantes para providenciar as medidas que forem necessárias para o seu negócio neste momento de crise. Muitos não têm acesso às orientações suficientes e a ideia é dar esse suporte”, afirmou o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória (CDL-Vitória), Adriano Ohnesorge, que é um dos coordenadores do projeto.

Vale lembrar que, se as informações automatizadas não atenderem plenamente às demandas do comerciante, o usuário poderá conversar com um atendente no aplicativo de mensagens instantâneas.

Para automatizar o processo de comunicação, foi implementada uma ferramenta de ChatBot via WhatsApp. Trata-se de um programa de computador que tenta simular um ser humano durante a conversa com as pessoas.

Os comerciantes interessados em usar o serviço devem cadastrar o número (27) 99531-5809 na agenda de seu celular e, em seguida, enviar uma mensagem via WhatsApp para que o atendimento seja iniciado.

Serviço:

Central de Apoio ao Varejo

Quem pode usar: todos os lojistas do Espírito Santo

Como usar o serviço: basta cadastrar o número (27) 99531-5809 na agenda do celular e, em seguida, enviar uma mensagem via WhatsApp para que o atendimento seja iniciado.

Horário: o atendimento automatizado estará disponível 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados. Já o atendimento humanizado será oferecido de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas.