O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quinta-feira (6), que a economia “vive seu melhor momento” e que a inflação “está totalmente controlada”.
Onde está ruim? O dólar está elevado. Ele foi motivo de especulação contra a moeda nesses dias e está voltando à normalidade. A inflação está totalmente controlada. Pode crescer 0,5 ponto porcentual ou cair 0,5 ponto, mas está totalmente controlada. Mas não há nenhum problema para que as pessoas tenham dúvida de que o Brasil vai continuar crescendo, gerando emprego e aumentando salário, disse o presidente.
LEIA TAMBÉM:
ArcelorMittal anuncia investimento de R$ 4 bilhões na Serra
NFL no Brasil: primeiro jogo faz história e impulsiona expansão
Produção industrial sobe 3,1% em 2024, apesar de recuo no fim do ano
Lula concedeu entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, nesta quinta-feira. O chefe do Poder Executivo repetiu que quer discutir com o setor produtivo e atacadista sobre o preço dos alimentos e defendeu que seu objetivo “é fazer com que preços cheguem a ser compatíveis com aquilo que as pessoas ganham”.
Em outros setores, como o de serviços, Lula disse que o governo “perde controle sobre o preço”, mas orientou a população a “não comprar o que achar que está caro”, com a perspectiva de que esses produtos, ao não serem vendidos, teriam de ter uma redução no preço.
Apesar disso, o presidente demonstrou confiança na economia brasileira. Disse que o PIB brasileiro deve crescer 3,5% ou 3,7% neste ano. A expectativa do mercado financeiro indica uma desaceleração do crescimento a partir deste ano. A mediana do relatório Focus para o crescimento do PIB brasileiro em 2025 ficou estável nesta semana em 2,06%.