Economia

Maior feira de café do ES começa nesta quinta em Vitória; veja a programação

Semana Nacional do Café (Coffees) vai conectar conhecimento, mercado e clientes, entre os dias 26 e 28 de outubro, no Shopping Vitória, com entrada gratuita

Os apreciadores de um bom café terão a oportunidade de se aproximar dos produtores capixabas e aprender sobre todo processo com diversos especialistas, baristas e mestres de torra durante a Semana Nacional do Café, mais conhecida como Coffees, entre os dias 25 e 29 de outubro. O evento é gratuito e acontece no Shopping Vitória, das 13 às 21 horas.

Foto: Divulgação

O Coffees é a maior feira de café do Espírito Santo e tem a finalidade de conectar profissionais da cadeia produtiva ao cliente final, gerando oportunidade, conhecimento e negócios.

O objetivo é valorizar a produção de café no Estado, mostrando a diversidade de tipos, as técnicas utilizadas e o terroir de cada região, que resulta em cafés diferenciados e conhecidos internacionalmente.

O Brasil é líder mundial na produção de café, e o Espírito Santo ocupa o segundo lugar no ranking de produção do país. No entanto, o estado é líder quando se trata do cultivo de conilon.

“Nossa proposta é fazer com que o capixaba conheça o café de excelência que é produzido no estado, com toda sua peculiaridade. O café faz parte da vida das pessoas, e no Coffees vamos proporcionar uma experiência diferenciada para os visitantes, mostrando os métodos de preparo e que existe um leque de opções de cafés com notas sensoriais exclusivas e que isso varia de acordo com o local e clima onde foi cultivado, entre outros fatores, dando a cada localidade uma especificidade única ”, destaca o diretor do Instituto Panela de Barro e organizador do evento, Eduardo Destefani.

O organizador considera que o Coffees – Semana Nacional do Café – será um marco para o café capixaba, pois vai desmistificar o conhecimento adquirido do público. 

Para isso, estarão reunidos os melhores nomes do mercado, nacional e internacional, que vão interagir com o público nos debates, workshops e cursos reservados.

Os temas abordados vão desde degustações de cafés capixabas, métodos como aeropress e coado, drinques, turismo rural, agricultura de sistema agroflorestal, até torra de café.

Especialistas conhecidos internacionalmente

Entre os convidados do Coffees está Verônica Belchior, PhD em Ciência de Alimentos pela UFMG e UPorto, mestre em Ecologia pela UFJF e bióloga pela UFJF. É Q-Grader (uma espécie de avaliador de qualidade do café) desde 2013, com experiência como provadora em concursos de qualidade de cafés pelo Brasil. É criadora do curso de Análise Sensorial de Cafés Especiais, e já lecionou sobre cafés especiais em Portugal, Alemanha, Rússia, Austrália, Israel e Itália.

Outro nome é Clayton Barrosa Monteiro, do Alto Caparaó, Minas Gerais. Ele se tornou conhecido pela consistência e qualidade de seus cafés, parte deles produzidos em agrofloresta. Esse sistema se estende por toda fazenda Ninho da Águia, que se tornou referência na região quando se fala de cafés de qualidade, produzidos em um microclima ideal para a produção de um dos melhores cafés brasileiros.

Já a jornalista especializada em café, educadora e barista Gisele Coutinho, de São Paulo, tem uma vasta experiência em treinar equipe de cafeteria, além de aconselhar quem sonha abrir negócios no setor de café. 

Ainda palestra sobre o tema e promove cursos focados no consumidor final apaixonado. Em 2019, foi a única brasileira homenageada na classe inaugural do Sprudge Twenty, renomado veículo da comunidade mundial do café, que criou a plataforma para jogar luz aos jovens talentos que trabalham para melhorar o setor em diversos países.

Seguindo a linha estratégica para potencializar o setor do café, outros convidados que são referências no assunto também integram a equipe de palestrantes, como Mariana Mesquita, de Brasília; Regina Machado, de São Paulo; Leonardo Gonçalves, do Café ao Leu, Rio de Janeiro; Jhone Milanez Lacerda; Fred Ayres, de Alegre; Roberto de Barros, e Diogo Cypriano, de Vitória, além de Chico Ribeiro, do Caparaó Capixaba, e Denise Coutinho Endringer, que é idealizadora do lema “Fitoterapia certa gera vida”, autora e coautora de 155 artigos científicos com impacto internacional na área de produtos naturais, com dois livros e 10 capítulos de livros publicados e atualmente reitora e professora titular na Universidade Vila Velha.

Foto: Divulgação

Empreendedorismo e Copa Coffees

O Coffees vai reunir no mesmo lugar mais de 40 empreendimentos, sendo 16 de produtores de café, além de outros como os da agroindústria e artesanato.

Durante o evento, também será realizada uma competição que vai escolher o melhor café preparado. Serão 16 competidores e um tempo determinado para preparar o café. Todos vão utilizar a mesma espécie de café e os mesmos utensílios, e quem conseguir preparar o melhor café vai levar um troféu, acompanhado de kits com acessórios e métodos de preparo.

Cafeicultura capixaba

A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo. Gera em torno de 400 mil empregos diretos e indiretos e está presente em aproximadamente 60 mil das 90 mil propriedades agrícolas do estado. 

Em torno de 73% dos produtores capixabas são de base familiar, com propriedades de, em média, 8 hectares. Existem 131 mil famílias produtoras capixabas.

O Espírito Santo é o segundo maior produtor brasileiro de café, com expressiva produção de arábica e canéfora (conilon). É responsável por mais de 30% da produção brasileira. Atualmente, existem 402 mil hectares em produção no estado. A atividade cafeeira é responsável por 37% do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola capixaba.

Curadoria e realização

A curadoria de todo o conteúdo do Coffees foi realizada pelo capixaba Jonathan Piazarolo que atua no mercado de torrefação desde 1999. 

A partir de 2008, ele passou a trabalhar exclusivamente com cafés especiais e é sócio-proprietário da Trentino Torra de Cafés. Em 2019, foi campeão brasileiro de torra e representou o país no mundial, em Taipei, Taiwan, ao lado da paulistana Mariana Proença, que é curadora de eventos de café há mais de 15 anos.

O Coffees – Semana Nacional do Café – é uma realização do Instituto Panela de Barro com apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Estado (Aderes).

Serviço

Coffees – Semana Nacional do Café

Data: 26 a 28 de outubro de 23

Local: Shopping Vitória – antiga loja Americana

Entrada gratuita

Programação:

Quinta-feira (26 de outubro)

13h – Abertura ao público
Cafeteria – Whokshop prático e aula-show
14h às 15h30 – Degustação de cafés conilon capixaba (Lucas Venturim)
16h às 17h30 – Aeropress: aprenda a fazer o seu café (João Ribeiro)
18h às 19h30 – Diferentes qualidades de café e como inovar nas receitas em casa (Gisele Coutinho)
Palco – Coffees Talks
14h às 15h – Palestra de abertura: Cafés do Espírito Santo
16h às 17h –Agricultura de Sistema Agroflorestal (Clayton Barrosa Monteiro e Paulo Radaik )
18h às 19h – Café conilon de qualidade (Lucas Veturim e Pode Mulheres/Cafesul)
Cursos pagos
14h às 17h – Como extrair melhor o seu café: cinética para iniciantes (Verônica Belchior)
18h às 20h – Estrutura física da cafeteria: direcionamentos com foco em vendas e eficiência do negócio (Flávia Pogliani)

Sexta-feira (27 de outubro)

13h – Abertura ao público
Cafeteria – Whokshop prático e aula-show
14h às 15h30 – Degustação de cafés do Caparaó
16h às 17h30 – Oficina de métodos de preparo (Leonardo Gonçalves)
18h às 19h30 – Drinques com café (Mariana Mesquita)
Palco – Coffees Talks
14h às 15h – Mercado de cafés especiais no Espirito Santo (Raul Guizelini)
16h às 17h – Como comunicar a sua marca (Chico Ribeiro e Roberto Barros)
18h às 19h – O café que chega na sua xícara> o que está por trás das pesquisas/o impacto das pesquisas (Lucas Louzada e Incaper)
Cursos pagos
10h às 12h – Domine seu café coado (Gisele Coutinho – curso fechado UVV)
14h às 17h – Eystein Veflingstad
18h às 20h – Regina Machado

Sábado (28 de outubro)

13h – Abertura ao público
Cafeteria – Whokshop prático e aula-show
14h às 15h30 – Degustação de cafés Montanhas do Espírito Santo
16h às 17h30 – Aula sobre chá (Denise Endringer)
18h às 19h30 – Mixologia e café (Diogo Cypriano)
Palco – Coffees Talks
14h às 15h – Turismo rural e hospedagem na fazenda de café: torra e cafeteria – Sítio Santa Rita (Jhone Lacerta e Fred Ayres)
16h às 17h – Torra de café: empreendedores (Leonardo Gonçalves)
18h às 19h – Explorando o café especial: uma jornada sensorial e degustação (Douglas Almeida – Rituá Café)
Cursos pagos
10h às 12h – Jonathan Piazarolo (curso fechado Shopping Vitória)
14h às 17h – Gisele Coutinho
18h às 20h – Mariana Mesquita