Mais da metade das empresas capixabas está localizada em apenas quatro municípios do Estado. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. A verificação foi feita por um dos projetos do Instituto, o “Empresômetro”, que constatou que 50,21% das empresas do Espírito Santo ficam nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
Os dados, que são de dezembro de 2013, constataram ainda que 56,43% estão na Grande Vitória, que abrange os quatro municípios, além de Guarapari, Viana e Fundão.
Para o economista e professor da UVV Mário Vasconcelos não há surpresa com a constatação da pesquisa. “Todos os grandes projetos industriais estão localizadas nesses municípios o que atrai outras empresas que podem prestar serviços para as empresas maiores e gera cadeia produtiva muito grande”, explicou Vasconcelos.
Na época da pesquisa, o Espírito Santo tinha 319.905 empresas com um crescimento de 13,33% em relação ao ano de 2012. Nos últimos dois anos, o aumento foi de 29,59%.
“São exatamente os grandes projetos que fazem com que esse número cresça. Agora, para interiorizar a indústria é preciso também investimentos em mobilidade urbana, infra-estrutura e logística. Além disso, as empresas também querem mão de obra e é mais fácil encontrar na região metropolitana, onde está a maior parte de faculdades e escolas técnicas”, disse o economista.
O setor que concentra maior número de empresas no Estado é o de Serviços, com 151.150 unidades, ou 47,25% do total. Em seguida aparece o Comércio, com 40,61%. A indústria capixaba possui 8,69% das empresas, enquanto que os outros setores juntos somam 3,44% do número de empresas capixabas.
A cidade de São Paulo é a que mais possui empresas no País, com cerca de 1,4 milhões de empresas, o que representa 9,27% das empresas de todo o Brasil. Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, com 604 mil (3,77%), seguido de Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. Vila Velha aparece na 43ª posição, Vitória em 44º e a Serra em 48º.