Economia

Grande Vitória concentra maior número de empresas no Espírito Santo

Pesquisa apontou que 50,21% das 319.905 empresas capixabas estão em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. As empresas em toda a Grande Vitória representam 56,43%

Número de empresas capixabas cresceu de 2012 para 2013

Mais da metade das empresas capixabas está localizada em apenas quatro municípios do Estado. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. A verificação foi feita por um dos projetos do Instituto, o “Empresômetro”, que constatou que 50,21% das empresas do Espírito Santo ficam nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

Os dados, que são de dezembro de 2013, constataram ainda que 56,43% estão na Grande Vitória, que abrange os quatro municípios, além de Guarapari, Viana e Fundão.

Para  o economista e professor da UVV Mário Vasconcelos não há surpresa com a constatação da pesquisa. “Todos os grandes projetos industriais estão localizadas nesses municípios o que atrai outras empresas que podem prestar serviços para as empresas maiores e gera cadeia produtiva muito grande”, explicou Vasconcelos.

Na época da pesquisa, o Espírito Santo tinha 319.905 empresas com um crescimento de 13,33% em relação ao ano de 2012. Nos últimos dois anos, o aumento foi de 29,59%.

“São exatamente os grandes projetos que fazem com que esse número cresça. Agora, para interiorizar a indústria é preciso também investimentos em mobilidade urbana, infra-estrutura e logística. Além disso, as empresas também querem mão de obra e é mais fácil encontrar na região metropolitana, onde está a maior parte de faculdades e escolas técnicas”, disse o economista.

O setor que concentra maior número de empresas no Estado é o de Serviços, com 151.150 unidades, ou 47,25% do total. Em seguida aparece o Comércio, com 40,61%. A indústria capixaba possui 8,69% das empresas, enquanto que os outros setores juntos somam 3,44% do número de empresas capixabas.
A cidade de São Paulo é a que mais possui empresas no País, com cerca de 1,4 milhões de empresas, o que representa 9,27% das empresas de todo o Brasil. Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, com 604 mil (3,77%), seguido de Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. Vila Velha aparece na 43ª posição, Vitória em 44º e a Serra em 48º.