Economia

Mais de 100% de aumento no valor das passagens aéreas com destino a Vitória

A pesquisa também indicou que os destinos mais procurados a partir de Vitória são Rio de Janeiro e Belo Horizonte, em função do turismo corporativo, as conhecidas viagens de negócios

Passagens aéreas do Rio para Vitória estão 106% mais caras  Foto: Josué de Oliveira

Viajar de avião tem mexido com o bolso do capixaba. A inflação atacou a carteira dos passageiros que pegam voos a partir do Espírito Santo. Em setembro, comparado a agosto, as passagens aéreas ficaram 2,5% mais caras para quem sai do aeroporto de Vitória. 

Para quem viaja de qualquer lugar para a capital capixaba, o aumento foi de 15,7%. O destino campeão de aumento foi o Rio de Janeiro. As passagens de Vitória para o Rio estão 51% mais caras esse mês. E do Rio para o Espírito Santo o aumento foi de 106%, comparado com agosto.

A pesquisa é de uma faculdade de Vitória. Os pais do estudante Bruno Paranaguá moram no Rio de Janeiro e ele vai com frequência pra lá. Para escapar dos preços altos, virou um caça promoções pela internet. “Às vezes tem promoções em fins de semana e madrugadas, que começam na noite de sexta-feira e terminam na segunda pela manhã. Mas é bem de vez em quando, tem que ficar muito atento”, informou o universitário.

A pesquisa também indicou que os destinos mais procurados a partir de Vitória são Rio de Janeiro e Belo Horizonte, em função do turismo corporativo, as conhecidas viagens de negócios.

Segundo os pesquisadores, esse aumento tem algumas causas. Uma delas, o fator Copa do Mundo que fez com que as viagens de negócios fossem adiadas para depois do evento. Outro fator são as obras nos aeroportos do Rio de Janeiro que contribuíram para a redução de voos para lá.

De acordo com a doutora em economia, Arilda Teixeira, essa subida nos preços é sazonal, ou seja, temporário por causa do aumento na procura. A prova disso é que se compararmos os preços de agora com setembro do ano passado, houve queda de 15% no preços das passagens. “As passagens aéreas de Vitória com destino outros lugares e outros aeroportos para Vitória, em média caíram 15%”.

Outro fator que tem contribuído para o aumento das passagens aéreas é a redução da concorrência. A Azul deixou de operar voos diretos entre as capitais do Rio de Janeiro e Espírito Santo em junho. A TAM reduziu a oferta e no início de outubro deixará de realizar o trajeto, deixando apenas a Gol com exclusividade em voos diretos.