Tarifa Social

Mais de 226 mil famílias do ES têm direito, mas não usam desconto de energia

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa destinado a famílias de baixa renda e é possível economizar até 65% na conta

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Milhares de capixabas têm direito a economizar até 65% na conta de energia. Segundo a EDP, distribuidora de energia no Espírito Santo, são mais de 226 mil famílias que se enquadram nos critérios para o desconto, mas que não utilizam o benefício.

Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa destinado a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Leia também:
> Primeiro lote do PIS/Pasep sai dia 17. Veja quem recebe e calendário
> Mercado projeta inflação em 5,58% para 2025; PIB fica em 2,03
> Senai deve atender 10,8 mil micro, pequenas e médias indústrias em 2025

Atualmente, mais de 290 mil famílias já utilizam a Tarifa Social no estado. Para ser incluído, o cliente deve atender algum dos critérios estabelecidos pelo governo federal, que são:

  1. Famílias inscritas no Cadastro Único com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário-mínimo;
  2. Idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
  3. Famílias indígenas ou quilombolas com inscrição no CadÚnico;
  4. Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários-mínimos. Também aquelas que tenham no domicílio portador de doença ou pessoas com deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla). Ou ainda cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico exija o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo.

Como pedir desconto na conta de energia por meio da Tarifa Social

Os clientes podem realizar o atendimento pelo portal da EDP. Também pelo WhatsApp (27) 99772-2549 ou por meio do 0800 721 0707. Informe o número da instalação e os dados referentes ao CadÚnico.

Com a validação das informações, o desconto já é aplicado a partir da próxima fatura. Vale lembrar que, para o recebimento do benefício, não é obrigatório o membro familiar ser o titular da conta de energia. Basta apenas informar o vínculo com o imóvel.

O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família. O desconto é escalonado por faixa de consumo, sendo calculado de modo acumulativo, conforme a tabela abaixo:

FAIXA DE CONSUMODESCONTO
Até 30 kWh/mês65%
De 31 a 100 kWh/mês40%
De 101 a 220 kWh/mês10%

Segundo a EDP, é realizado o cadastramento automático de moradores da área de concessão que são titulares na conta de energia. Eles ingressam nos programas sociais do Governo Federal a partir do cruzamento de dados com o CadÚnico.

No entanto, existem outras frentes para buscar que a população tenha acesso ao direito. Essas são iniciativas em locais com alto potencial de cadastramento. Incluem visitas educativas porta a porta, realizadas por técnicos que integram o programa Agentes da Boa Energia.

“A parceria com as prefeituras também é essencial para a garantia do direito à população. Há iniciativas junto às unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) das cidades da área de atuação”, segundo a distribuidora.

Carol Poleze, repórter do Folha Vitória
Carol Poleze Repórter
Repórter
Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).