Economia

Mais de 27 mil capixabas já fizeram a declaração do Imposto de Renda

A expectativa é de receber, em todo o Brasil, mais de 28 milhões de declarações. A Receita já publicou no Diário Oficial o calendário de restituição de 2017

O primeiro lote da restituição sairá no dia 16 de junho Foto: Reprodução Thinkstock

A Receita Federal começou a receber, no início deste mês, as declarações do Imposto de Renda através da internet. No Espírito Santo a expectativa é de que 530 mil pessoas façam a declaração. Até esta quinta-feira (9), de acordo com a Receita, 27.370 já declararam. Os outros 502.630 tem até o dia 28 de abril para ficar em dia.

No Brasil, até o momento foram entregues 1.608.500 declaração, mas a expectativa é de receber 28.300.000. Entre os contribuintes que estão obrigados a fazer a declaração do IR estão aqueles que, no ano de 2016, receberam rendimentos tributáveis com soma superior a R$ 28.559,70 e aqueles com rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil.

A Receita já publicou no Diário Oficial o calendário de restituição do IRPF de 2017. O pagamento dos valores será efetuado em sete lotes, no período de junho a dezembro. O primeiro lote sairá no dia 16 de junho. As restituições serão priorizadas pela ordem de entrega das declarações, com preferência para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, portadores de necessidades especiais e contribuintes com doenças graves.

Novidades

A Receita Federal passará a pedir e-mail e número de celular dos contribuintes na declaração do Imposto de Renda deste ano. O preenchimento dessas informações não será obrigatório. A Receita garante que os dados serão coletados somente para ampliar o cadastro e só serão utilizados com aviso prévio e autorização dos contribuintes.

Restituições

A restituição do Imposto de Renda Pessoa Física será feita em sete lotes, entre junho e dezembro deste ano (conforme cronograma abaixo). O valor da restituição ficará à disposição do contribuinte na agência bancária indicada na declaração. Idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou com doença grave têm prioridade para receber a restituição.

Cronograma de restituições:

1º lote: 16 de junho
2º lote: 17 de julho
3º lote: 15 de agosto
4º lote: 15 de setembro
5º lote: 16 de outubro
6º lote: 16 de novembro
7º lote: 15 de dezembro