Economia

Mais de 600 mil capixabas podem sacar FGTS de contas inativas. Veja como fazer!

São mais de R$ 600 milhões disponíveis para saque no Espírito Santo. A retirada do valor poderá ser feita em agências da Caixa e em casas lotéricas

Os saques também podem ser feitos em caixas eletrônicos Foto: Divulgação

Somente no Espírito Santo, 616 mil trabalhadores terão direito ao saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de contas inativas. Os saques começam na próxima sexta-feira (10), mas os pagamentos deverão seguir o calendário definido pelo governo. De acordo com a Caixa Econômica Federal, R$ 601 milhões estão disponíveis para o saque no Estado.

Segundo a Caixa, 40% dos capixabas que tem direito ao FGTS de contas inativas possuem conta no banco e terão o crédito automático. Já os saques poderão ser feitos nas agências e em casas lotéricas. De acordo com o cronograma definido pelo banco, os trabalhadores com contas inativas do FGTS e que fazem aniversário nos meses de janeiro e fevereiro poderão efetuar o saque entre os dias 10 de março e 7 de abril.

O trabalhador que perder o prazo só poderá sacar o valor das contas inativas quando se aposentar, comprar moradia própria ou se enquadrar nas outras possibilidades de saque previstas nas regras do fundo, entre elas, ser morador de região afetada por catástrofe natural.

Consulta ao saldo 

Muitos capixabas ainda não sabem como fazer para sacar e qual valor poderá ser retirado. Para sanar essas dúvidas, o Folha Vitória separou algumas dicas para ajudar os beneficiários.

O trabalhador pode fazer a consulta através do site da Caixa Econômica Federal, que é responsável por administrar esses recursos. Para ter acesso ao extrato, basta inserir o número do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) e cadastrar uma senha de acesso ao sistema. Acesse! 

O trabalhador pode consultar quanto tem de saldo Foto: Agência Brasil

Já para aquele que deseja fazer essa consulta através de tablets e smartphones, há um aplicativo. De acordo com a Caixa, com o App FGTS Trabalhador é possível consultar os depósitos em sua conta FGTS, atualizar o seu endereço e localizar os pontos de atendimento mais próximos. Confira! 

Além disso, quem tem direito ao saque também pode comparecer a uma agência da Caixa, usar o autoatendimento do banco ou ir até ir a uma lotérica. O trabalhador precisa apresentar o Cartão Cidadão, onde são depositados todos os benefícios sociais administrados pelo banco, para realizar a consulta.

Conta inativa

A conta inativa é aquela vinculada a um contrato de trabalho já extinto. Uma única pessoa pode ter várias contas do FGTS, uma para cada trabalho com carteira assinada, e cada conta é encerrada quando o respectivo contrato é finalizado. Normalmente, existe saldo de contas inativas de pessoas que pediram demissão e não sacaram.

Serão consideradas contas inativas com data de desligamento do empregado até 31 de dezembro de 2015. Quem pediu demissão este ano não poderá efetuar o saque – a não ser que tenha outros contratos encerrados em anos anteriores.