Economia

Mais de 75% das famílias de Vitória disseram ter comprado menos em dezembro de 2016

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) realizada pela Fecomércio capixaba registrou, em dezembro mês de 2016, o menor número desde que foi iniciada há seis anos

Natal magro: crise fez famílias de Vitória comprar menos em dezembro Foto: Divulgação

As compras de fim de ano foram bastante afetadas pelos reflexos da crise econômica na capital capixaba. A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), registrou nova retração em dezembro. 

O índice vem tendo quedas desde junho e, em dezembro de 2016 o recuo foi de 3,6% em relação a novembro, registrando 51,3 pontos. Na comparação com o mês de dezembro de 2015 o recuo foi de 17,9%.

O componente ‘Nível de Consumo Atual’, que vinha se recuperando nos últimos meses, em dezembro teve um novo recuo, marcando 33,8 pontos. Em relação a dezembro de 2015 o recuo do componente é de 6,6%. Nesse contexto, 76,4% das famílias declararam estar comprando menos que no mesmo período do ano passado. 

Já as ‘Perspectivas de Consumo’ para os próximos seis meses se mantiveram estáveis em 37,2 pontos. Na comparação com dezembro de 2015 o recuo é de 17,4%.

O ano de 2016 tem registrado as menores pontuações de toda a série histórica, iniciada em 2010, e atingiu o menor nível em dezembro. Para um índice que varia de 0 a 200 pontos, na qual 0 significa insatisfação total e 200 significa satisfação total em consumir, a intenção de consumo permanece muito baixa na capital, com 51,3 pontos.

Para o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, a intenção de consumo das famílias caiu novamente devido, principalmente, à piora na avaliação das perspectivas profissionais. “A falta de perspectiva de melhoria profissional afeta o índice e faz com que eles avaliem pior a renda e o consumo para os próximos meses”, ressaltou.