Mais de 80 mil capixabas estão com pelo menos uma conta de água atrasada. A cada mês mais pessoas encontram dificuldade para pagar despesas que sofreram aumento – como a água e energia.
Em janeiro deste ano, a inflação disparou, a renda diminuiu, e o desemprego aumentou. A soma dos fatores contribui para o acúmulo de contas vencidas na Grande Vitória.
No município de Serra, de acordo com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), 26.980 pessoas estão inadimplentes com o setor. Cariacica aparece em segundo lugar na lista com o maior número de devedores, com 24.940.
Em seguida vem Vila Velha, com 14.495 mil pessoas. Na Capital do Estado, segundo a Cesan, 11.030 moradores têm contas vencidas. O município de Viana completa o quadro com um total de 4.022 inadimplentes.
De acordo com a advogada Bruna Alves, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) considera os serviços de fornecimento de água e luz essenciais para a população. No entanto, os serviços podem sofrer cortes.
“O fornecimento não pode ser interrompido, mas em caso de inadimplência, as empresas prestadoras de serviços devem estipular prazos para o pagamento das dívidas. Se esse prazo fixado não for cumprido, os serviços podem sofrer cortes.