
O Estado está prestes a ver mais uma marca chinesa de carros circular pelas ruas. A Omoda & Jaecoo, marca premium da Chery começa a operação no país depois de chegar pelos portos do Espírito Santo.
A primeira remessa de 1.000 veículos já está na área da importadora e no próximo dia 15 começa a comercialização. Inicialmente são dois modelos: O Jaecoo 7 híbrido plug-in e Omoda E5 elétrico. O híbrido pode fazer, de acordo com a montadora, 1.200 km com um tanque de combustível.
A apresentação dos modelos contou com a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, do presidente do Sindicato do Comércio de exportação e importação do Estado (Sindiex), Sidemar Acosta bem como de empresários do setor automotivo e de comércio exterior.
O governador destacou a importância da vinda dos veículos chineses pelo Estado e chamou atenção para o ambiente de negócios capixaba. Casagrande afirmou que o governo trabalha em sintonia com o empresariado.
“O Estado é amigo do empreendedor e oferece todas as condições para que ele possa se desenvolver, seja na área da infraestrutura, com relação à política tributária de incentivo que nós temos. E especialmente no sentido de dar a ele segurança jurídica e previsibilidade. Ou seja, o que ele precisa saber para se desenvolver no Espírito Santo”, afirmou Casagrande.
O empresário interessado em investir aqui vai sentar na mesa da nossa Secretaria de Desenvolvimento, do gabinete do governador, do vice-governador. Nós vamos ter uma conversa republicana, que não tem nenhum outro interesse a não ser o desenvolvimento do Espírito Santo. Renato Casagrande, governador do Estado.
Chegada dos carros
A primeira leva dos carros da Omoda & Jaecoo foi embarcada em 27 de fevereiro os portos de Xangai e Tianjin, na China. Nesse sentido, são os primeiros veículos da marca a chegar no Brasil. Do mesmo modo, eles serão vendidos em 50 lojas sob a bandeira da marca, em 17 estados.
A previsão agora é que cheguem pelo menos 1,5 mil veículos da marca por mês, pelos portos do Espírito Santo. Nesse sentido, o volume vai abastecer todo o mercado nacional.
O Grupo Orletti vai comercializar a marca chinesa no Estado. Segundo o presidente do grupo, Wagner Victor Orletti, o consumidor deve “abraçar” os novos veículos.
A China hoje se tornou para o mundo todo, não só o Brasil, expoente no mercado de elétricos ou eletrificados. Ou seja, seguramente está na frente em relação à tecnologia e também à competitividade nos veículos elétricos e híbridos. Abrimos as portas para os chineses e não queremos parar por aí. Do mesmo modo, queremos investir em outras oportunidades que brevemente e certamente chegarão. Wagner Orletti, presidente do Grupo Orletti
“Este é o início da nossa história no Brasil. Nossa marca vem ganhando território de forma consistente globalmente, principalmente na Europa. O Brasil, como maior mercado latino-americano, é posicionado no centro de nossa estratégia”, destacou Felipe Amaral, Head de Vendas e Desenvolvimento de Rede da Omoda & Jaecoo Brasil.
Com mais de 1000 concessionárias em 40 mercados de atuação, a companhia já vendeu mais de 490 mil unidades, em pouco menos de dois anos de atuação. A concessionária da marca, que terá estrutura também de oficina, vai funcionar na Reta da Penha.