Economia

Marca chinesa apresenta ao mercado carros importados pelo ES

Marca de carros premium começa vendas no país no dia 15, depois de chegar pelos portos do Estado. Grupo Orletti vai vender Jaecoo 7 híbrido plug-in e Omoda E5 elétrico no Espírito Santo

Carros_importados
Funcionário do pátio embarca modelo Jaecoo 7 híbrido plug-in que pode fazer 1.200 km com um tanque de combustível. Crédito: Thiago Soares/Folha Vitória

O Estado está prestes a ver mais uma marca chinesa de carros circular pelas ruas. A Omoda & Jaecoo, marca premium da Chery começa a operação no país depois de chegar pelos portos do Espírito Santo.

A primeira remessa de 1.000 veículos já está na área da importadora e no próximo dia 15 começa a comercialização. Inicialmente são dois modelos: O Jaecoo 7 híbrido plug-in e Omoda E5 elétrico. O híbrido pode fazer, de acordo com a montadora, 1.200 km com um tanque de combustível.

A apresentação dos modelos contou com a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, do presidente do Sindicato do Comércio de exportação e importação do Estado (Sindiex), Sidemar Acosta bem como de empresários do setor automotivo e de comércio exterior.

O governador destacou a importância da vinda dos veículos chineses pelo Estado e chamou atenção para o ambiente de negócios capixaba. Casagrande afirmou que o governo trabalha em sintonia com o empresariado.

“O Estado é amigo do empreendedor e oferece todas as condições para que ele possa se desenvolver, seja na área da infraestrutura, com relação à política tributária de incentivo que nós temos. E especialmente no sentido de dar a ele segurança jurídica e previsibilidade. Ou seja, o que ele precisa saber para se desenvolver no Espírito Santo”, afirmou Casagrande.

Carros_importados
Governador Renato Casagrande conheceu veículo da marca Omoda & Jaecoo durante apresentação dos modelos que chegaram pelos portos do ES. Crédito: Thiago Soares/Folha Vitória

O empresário interessado em investir aqui vai sentar na mesa da nossa Secretaria de Desenvolvimento, do gabinete do governador, do vice-governador. Nós vamos ter uma conversa republicana, que não tem nenhum outro interesse a não ser o desenvolvimento do Espírito Santo. Renato Casagrande, governador do Estado.

Chegada dos carros

A primeira leva dos carros da Omoda & Jaecoo foi embarcada em 27 de fevereiro os portos de Xangai e Tianjin, na China. Nesse sentido, são os primeiros veículos da marca a chegar no Brasil. Do mesmo modo, eles serão vendidos em 50 lojas sob a bandeira da marca, em 17 estados. 

A previsão agora é que cheguem pelo menos 1,5 mil veículos da marca por mês, pelos portos do Espírito Santo. Nesse sentido, o volume vai abastecer todo o mercado nacional.

O Grupo Orletti vai comercializar a marca chinesa no Estado. Segundo o presidente do grupo, Wagner Victor Orletti, o consumidor deve “abraçar” os novos veículos. 

A China hoje se tornou para o mundo todo, não só o Brasil, expoente no mercado de elétricos ou eletrificados. Ou seja, seguramente está na frente em relação à tecnologia e também à competitividade nos veículos elétricos e híbridos. Abrimos as portas para os chineses e não queremos parar por aí. Do mesmo modo, queremos investir em outras oportunidades que brevemente e certamente chegarão. Wagner Orletti, presidente do Grupo Orletti

“Este é o início da nossa história no Brasil. Nossa marca vem ganhando território de forma consistente globalmente, principalmente na Europa. O Brasil, como maior mercado latino-americano, é posicionado no centro de nossa estratégia”, destacou Felipe Amaral, Head de Vendas e Desenvolvimento de Rede da Omoda & Jaecoo Brasil.

Com mais de 1000 concessionárias em 40 mercados de atuação, a companhia já vendeu mais de 490 mil unidades, em pouco menos de dois anos de atuação. A concessionária da marca, que terá estrutura também de oficina, vai funcionar na Reta da Penha.