Em tempos de grandes apelos visuais com os consumidores atingidos a todo momento por campanhas nas redes sociais, empresas e serviços não devem deixar de valorizar as próprias marcas se quiserem manter sucesso nos negócios.
Na avaliação de especialistas, a marca representa o básico que não deve ser ignorado. Um automóvel de passeio tem um motor e quatro rodas, mas a percepção e o que ele provoca mudam se ele é um Fiat Uno ou uma Ferrari, por exemplo.
A responsável por esse efeito é a marca que, na análise do professor de Publicidade e Propaganda da Faesa, Roger De Seta, é a essência da própria empresa.
“Representa o conceito, os valores que uma empresa possui e influencia fortemente na decisão de compras. Mesmo em produtos e serviços que não têm muita diferenciação, como produtos alimentícios básicos, como um pacote de arroz, a definição de escolha passa pela marca. Por isso é interessante trabalhar e valorizar seu alcance e também o seu lugar de destaque na memória do consumidor”, sintetiza o publicitário e professor de Publicidade e Propaganda da Faesa, Roger De Seta.
“Essa lembrança é significativa principalmente para decisão de compras. Mais de 80% dessas decisões são tomadas no ponto de venda. Quanto mais você for lembrado, mais a sua marca será consumida”, informa.
Nesta análise, levantamentos como o Marcas Ícones, da Rede Vitória, são importantes. “Essa ferramenta é imprescindível para que a empresa possa mensurar o quanto se é lembrada”, destaca.
A importância das marcas, em certos aspectos, no mundo corporativo chega a valer até mais que a própria empresa. É o que aponta Fernando Lisboa, diretor-geral da Prósper Comunicação.
“Pense em uma marca global, de uma empresa multinacional, de um conglomerado multinacional. No campo simbólico, dá para mensurar que ela está acima da estrutura física, do ativo de uma empresa”, ressalta.
Lisboa explica que isso acontece devido a um trabalho conjunto e constante de vários segmentos do marketing responsável de cada grupo.
“Um dos pontos do poder das marcas, quando bem trabalhadas, é a capacidade de tirar da empresa daquele lugar comum de só entregar para o consumidor apenas um produto ou um serviço. A marca pode fazer que a percepção do público sobre a empresa vá além, entregando sonhos, lidando com os desejos do consumidor”, descreve.
Dentro desse contexto, rankings como Marcas Ícones, revelam para os gestores e agências de publicidade os resultados deste trabalho que lida com a lembrança do público.
“Essa pesquisa é um recorte de como o público responde aos estímulos gerados por essas marcas. O ranking com essas marcas não se refere à performance relacionada a número de vendas. Indica, antes de tudo, que essas marcas estão em um lugar privilegiado na memória do consumidor”, destaca.
Marcas devem lidar com o diálogo com o consumidor nas redes sociais
Em tempos de redes sociais, as marcas precisam estar atentas ao relaciomento com o consumidor no meio virtual, o que foi para o um outro patamar além do tradicional canal de serviço de atendimento ao cliente (SAC). A análise é do gerente de Inovação do Sebrae/ES, Luiz Felipe Sardinha.
“A tendência crescente é que marcas consolidadas trabalham muito na criação e formação das chamadas comunidades, que são grupos de consumidores altamente engajados e com os quais uma marca mantém um relacionamento muito próximo”, descreve.
“Quanto mais contato, esse consumidor se engaja e eles se tornam verdadeiros embaixadores dessa marca”, aponta.
No ambiente das redes, a marca pode até sair do lugar-comum de só falar de seu serviço ou da empresa que a representa. Pode discutir assuntos de revelância no momento com a sua comunidade.
“Mas deve estar atenta sobre quais bandeiras ou ideias irá defender porque as comunidades com as quais lida são bastante reativas. Pode ser que o resultado não seja de alavancar a marca e sim criticá-la”, alerta.
Sardinha diz que essa regra é válida independentemente do tamanho e da abrangência da empresa. Seja uma multinacional ou um pequeno negócio de bairro, marcas não devem se descuidar dessa relação no meio virtual.
“Para os pequenos negócios, este processo acaba sendo mais acessível. No caso de uma marca de uma pequena empresa, é muito mais fácil manter essa relação”, compara.
Nesse processo, uma ferrramenta como o Marcas Ícone é de fundamental importância para que a empresa ou o empreendedor possa traçar estratégias de maior alcance.
“Rankings e medições como essas são oportunidade única. É um grande termômetro porque uma marca que é lembrada significa também que ela é recomendada”, explica.
Ele lembra que o Sebrae-ES está preparado para atender empreendedores que queiram desenvolver e fortalecer suas marcas. Informações sobre consultoria e cursos específicos estão no portal da instituição.
Marcas Ícones revela as marcas mais lembradas em 2022
A Rede Vitória anunciou quais foram as marcas mais lembradas na pesquisa Marcas Ícones, realizada em parceria com a Kantar Insights.
Neste ano, foram pesquisadas 75 categorias, divididas nas macrocategorias Alimentos e Bebidas; Artigos para Casa; Artigos Pessoais; Comércio de Alimentos; Educação; Empreendedorismo; Finanças; Imóveis, Construção e Reforma; Lazer; Moda; Saúde; Serviços Especializados, e Veículos.
Entre as categorias top of mind, aquelas com elevados índices de lembrança, estão Refrigerante, Supermercado e Operadora de Telefonia, todas com 98%, e Café e Chocolate, com 97%. Já as marcas top of mind são Sepé (74%), Sal Globo (73%), Coca-Cola (66%) e Vivo (65%).
Cada uma das instituições lembradas no estudo recebe um exemplar com os resultados da pesquisa. As entregas são feitas in loco, pela Rede Vitória, e serão exibidas em um programa especial, que irá ao ar no dia 28 de maio, na TV Vitória/Record TV.
Confira as marcas mais lembradas:
ALIMENTOS E BEBIDAS
Refrigerante
Coca-Cola – 66%
UAI – 7%
Guaraná Antártica – 6%
Coroa – 6%
Café
3 Corações – 29%
Cafuso – 27%
Numero Um – 12%
Chocolate
Garoto – 56%
Cacau Show – 17%
Nestlé – 13%
Arroz
Sepé – 74%
Tio João – 8%
Calafate – 6%
Linguiça, presunto e mortadela
Cofril – 36%
Sadia – 27%
Seara – 18%
Leite
Selita – 36%
Porto Alegre – 9%
Ninho – 7%
Sal
Sal Globo – 73%
Cisne – 12%
Lebre – 2%
Sorvete
Kibon – 56%
Nestlé / Luigi – 7%
Paletitas – 6%
Farinha de Trigo
Regina – 46%
Numero Um – 24%
Dona Benta – 15%
Frango
Kifrango – 28%
Sadia – 22%
Uniaves – 15%
Queijo
Selita – 23%
Minas – 21%
Veneza – 11%
Ovos
Kerovos – 30%
Avine – 7%
Da Granja – 6%
Água
Pedra Azul – 30%
Campinho da Serra – 22%
Ingá / Cesan – 8%
Açougue
Friboi – 12%
Frisa – 9%
Casa das Carnes – 6%
Atacarejo
Atacadão – 29%
Mineirão – 20%
OK Super Atacado – 10%
ARTIGOS PARA CASA
Loja de Eletrodomésticos
Casas Bahia – 33%
Sipolatti – 19%
Ponto Frio – 8%
Loja de Móveis
Sipolatti / Danúbio – 17%
Móveis Simonetti – 12%
Casas Bahia – 11%
Fábrica de Móveis
Rimo – 14%
Itatiaia – 9%
Conquista – 7%
Loja de Cama, Mesa e Banho
Lojas Mercadão / Riachuelo – 10%
Pernambucanas – 9%
M Martan – 7%
Loja de Aviamentos
Central de Aviamentos – 18%
Atacado São Paulo – 12%
Celga – 10%
Loja de Artigos Populares Diversos / Variados
Lojas Americanas – 24%
Minipreço – 16%
Megalar – 12%
ARTIGOS PESSOAIS
Ótica
Diniz – 27%
Paris – 21%
Carol – 15%
Papelaria
Castorino Santa – 17%
Rainha – 16%
Gecore – 9%
Cartão de Descontos
Cartão de Todos – 16%
Méliuz – 10%
PicPay – 7%
Cosméticos
Avon – 25%
Natura – 17%
O Boticário – 14%
COMÉRCIO DE ALIMENTOS
Supermercado
Carone – 23%
Perim – 20%
Extrabom – 19%
Padaria e Confeitaria
Monza – 21%
Monte Líbano – 11%
Super Pão / República dos Pães / Santuário / Jodima – 2%
Frigorífico
Friboi – 27%
Frisa – 19%
Cofril – 9%
EDUCAÇÃO
Curso Técnico Profissional
Senai – 17%
Ifes – 16%
Cedtec – 14%
Ensino Superior Particular
UVV – 19%
Faesa – 17%
Multivix – 12%
Pós-Graduação
Faesa / Estácio – 14%
UVV – 12%
UFES – 8%
Ensino a Distância
Estácio – 22%
Multivix / Unopar – 9%
Faesa – 6%
Instituição de Ensino Infantil
Sesi – 5%
Darwin / Salesiano / Primeiro Mundo – 4%
Crescer PHD /Marista – 3%
Instituição de Ensino Médio
Darwin – 15%
Selesiano – 8%
Ifes – 7%
EMPREENDEDORISMO
Grande Empresa
Vale – 23%
Petrobras – 7%
ArcelorMittal – 6%
Grupo Empresarial
Buaiz – 16%
Águia Branca – 8%
Sá Cavalcante / Vale – 5%
Cooperativa
Sicoob – 44%
Selita – 6%
Unimed – 4%
FINANÇAS
Financeira
Dacasa – 28%
Crefisa – 11%
BMG – 8%
IMÓVEIS, CONSTRUÇÃO E REFORMA
Material de Construção
Leroy Merlin – 8%
Dalla Bernardina – 7%
Constrular – 6%
Loja de Tintas
Politintas – 47%
Suvinil – 15%
Tinbol – 8%
Imobiliária
Universal – 18%
Morar – 8%
Canal Imóveis / MRV – 6%
Empresa de Loteamento
Universal – 26%
MRV – 10%
Morar – 9%
Construtora de Imóveis
MRV / Morar – 19%
Galwan – 11%
Grand Construtora – 5%
Indústria de Vidro Temperado
Viminas – 42%
Autoglass – 15%
Blindex – 6%
Comércio Atacadista de Ferragens
Distriferro – 14%
Casa do Serralheiro – 12%
RDG / ArcelorMittal – 5%
Mármore e Granito
Bruno Zanet – 4%
Marmoplan / PBA Stone / Mármore Andrade – 2%
Granasa – 1%
Home Center
Dalla Bernardina – 18%
Leroy Merlin – 12%
C&C / Dadalto – 5%
LAZER
Shopping Center
Vitória – 43%
Vila Velha – 15%
Mestre Álvaro – 10%
Academia
Smart Fit – 30%
Ponto 1 – 5%
Razões do Corpo – 4%
Cidade Mais Bonita
Vitória – 30%
Rio de Janeiro – 11%
Vila Velha – 9%
MODA
Loja de Calçados
Itapuã – 40%
Los Neto – 11%
Elmo – 9%
Moda Praia
Magia do Mar – 33%
C&A / Angorá / Renner – 3%
Riachuelo / Maresia/ Cobra D’água / Cia Marítima – 2%
Loja de Roupa de Festa
Tons – 11%
C&A – 8%
Renner – 5%
SAÚDE
Farmácia / Drogaria
Drogasil – 33%
Pacheco – 19%
Rede Farmes – 10%
Hospital Público
Hospital Dr. Jayme Santos Neves – 15%
São Lucas – 13%
Santa Casa de Misericórdia – 8%
Hospital Particular
Unimed Cias / Meridional – 22%
Vitória Apart – 17%
Hospital Vila Velha / Metropolitano – 5%
Plano de Saúde
Unimed – 61%
Samp – 16%
Medsênior – 5%
Laboratório de Análise Clínica
Pretti – 27%
Tommasi – 17%
Bioclínico / Cremasco – 9%
Clínica Odontológica
Sorridents – 21%
Sorriso – 7%
Odonto Company – 4%
Farmácia de Manipulação
Mônica – 18%
Alquimia – 17%
Drogasil – 7%
SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Operadora de Telefonia
Vivo – 65%
Claro – 15%
OI – 12%
Sindicato
Sindicato dos Rodoviários – 12%
Sindicato dos Trabalhadores – 9%
Comerciários / Comércio – 8%
Cerimonial
Le Buffet – 15%
Casa Di Lucca – 11%
Steffen – 8%
Loja de Artigos para Festa
Colibri – 24%
Colmeia das Festas – 18%
Dallas / Americanas – 4%
Gráfica
Grafitusa – 27%
Copy Glória – 7%
Fontana – 2%
Produtos Pet
Petz – 32%
Pedigree – 10%
Whiskas – 4%
Internet e Fibra Ótica
Vivo – 34%
OI – 20%
Claro – 15%
Cemitério
Parque da Paz – 36%
Jardim da Paz – 33%
Cemitério Municipal de Santo Antônio – 3%
Plano Funerário
Paz Eterna – 22%
Parque da Paz – 15%
Jardim da Paz – 9%
VEÍCULOS
Transporte Rodoviário de Passageiros
Águia Branca – 50%
Transcol / GV Bus / Ceturb – 12%
Itapemirim – 8%
Concessionária de Automóvel Local
Podium – 6%
Kurumá – 5%
Localiza / CVC – 4%
Locadora de Veículos
Localiza – 64%
Rent a Car – 6%
Movida – 5%
Autopeças
Autoglass / Nacional – 10%
União – 8%
Antônio Autopeças – 4%
Proteção Veicular
Porto Seguro – 28%
Nobre – 6%
Bradesco – 5%