Economia

Marcas de sucesso: por que é importante dedicar tempo à sua marca?

Especialistas apontam que saber gerenciar as marcas faz a diferença na hora de ser lembrado em pesquisas; elas podem representar mais do que um símbolo da empresa, influenciando até a memória afetiva do consumidor

Foto: Freepik/ Tirachardz

Em tempos de grandes apelos visuais com os consumidores atingidos a todo momento por campanhas nas redes sociais,  empresas e serviços não devem deixar de valorizar as próprias marcas se quiserem manter sucesso nos negócios. 

Na avaliação de especialistas, a marca representa o básico que não deve ser ignorado. Um automóvel de passeio tem um motor e quatro rodas, mas a percepção e o que ele provoca mudam se ele é um Fiat Uno ou uma Ferrari, por exemplo. 

A responsável por esse efeito é a marca que, na análise do professor de Publicidade e Propaganda da Faesa, Roger De Seta, é a essência da própria empresa. 

“Representa o conceito, os valores que uma empresa possui e influencia fortemente na decisão de compras. Mesmo em produtos e serviços que não têm muita diferenciação, como produtos alimentícios básicos, como um pacote de arroz, a definição de escolha passa pela marca. Por isso é interessante trabalhar e valorizar seu alcance e também o seu lugar de destaque na memória do consumidor”, sintetiza o publicitário e professor de Publicidade e Propaganda da Faesa, Roger De Seta. 

“Essa lembrança é significativa principalmente para decisão de compras. Mais de 80% dessas decisões são tomadas no ponto de venda. Quanto mais você for lembrado, mais a sua marca será consumida”, informa. 

Nesta análise, levantamentos como o Marcas Ícones, da Rede Vitória, são importantes. “Essa ferramenta é imprescindível para que a empresa possa mensurar o quanto se é lembrada”, destaca.

A importância das marcas, em certos aspectos, no mundo corporativo chega a valer até mais que a própria empresa. É o que aponta Fernando Lisboa, diretor-geral da Prósper Comunicação. 

“Pense em uma marca global, de uma empresa multinacional, de um conglomerado multinacional. No campo simbólico, dá para mensurar que ela está acima da estrutura física, do ativo de uma empresa”, ressalta.

Foto: Prósper Comunicação/divulgação

Fernando Lisboa, da Prósper Comunicação, avalia que algumas marcas alcançam mais valor que a própria estrutura física de uma empresa

Lisboa explica que isso acontece devido a um trabalho conjunto e constante de vários segmentos do marketing responsável de cada grupo. 

“Um dos pontos do poder das marcas, quando bem trabalhadas, é a capacidade de tirar da empresa daquele lugar comum de só entregar para o consumidor apenas um produto ou um serviço. A marca pode fazer que a percepção do público sobre a empresa vá além,  entregando sonhos, lidando com os desejos do consumidor”,  descreve. 

Dentro desse contexto, rankings como Marcas Ícones, revelam para os gestores e  agências de publicidade os resultados deste trabalho que lida com a lembrança do público. 

“Essa pesquisa é um recorte de como o público responde aos estímulos gerados por essas marcas. O ranking com essas marcas não se refere à performance relacionada a número de vendas. Indica, antes de tudo, que essas marcas estão em um lugar privilegiado na memória do consumidor”, destaca.

Marcas devem lidar com o diálogo com o consumidor nas redes sociais

Em tempos de redes sociais, as marcas precisam estar atentas ao relaciomento com o consumidor no meio virtual, o que foi para o um outro patamar além do tradicional canal de serviço de atendimento ao cliente (SAC). A análise é do gerente de Inovação do Sebrae/ES, Luiz Felipe Sardinha.

Foto: Divulgação / Sebrae ES

Luiz Felipe Sardinha, gerente de Inovação do Sebrae/ES

“A tendência crescente é que marcas consolidadas trabalham muito na criação e formação das chamadas comunidades, que são grupos de consumidores altamente engajados e com os quais uma marca mantém um relacionamento muito próximo”, descreve. 

“Quanto mais contato, esse consumidor se engaja e eles se tornam verdadeiros embaixadores dessa marca”, aponta. 

No ambiente das redes, a marca pode até sair do lugar-comum de só falar de seu serviço ou da empresa que a representa. Pode discutir assuntos de revelância no momento com a sua comunidade. 

“Mas deve estar atenta sobre quais bandeiras ou ideias irá defender porque as comunidades com as quais lida são bastante reativas. Pode ser que o resultado não seja de alavancar a marca e sim criticá-la”, alerta.

Sardinha diz que essa regra é válida independentemente do tamanho e da abrangência da empresa. Seja uma multinacional ou um pequeno negócio de bairro, marcas não devem se descuidar dessa relação no meio virtual. 

“Para os pequenos negócios, este processo acaba sendo mais acessível. No caso de uma marca de uma pequena empresa, é muito mais fácil manter essa relação”, compara.

Nesse processo, uma ferrramenta como o Marcas Ícone é de fundamental importância para que a empresa ou o empreendedor possa traçar estratégias de maior alcance. 

“Rankings e medições como essas são oportunidade única. É um grande termômetro porque uma marca que é lembrada significa também que ela é recomendada”, explica.

Ele lembra que o Sebrae-ES está preparado para atender empreendedores que queiram desenvolver e fortalecer suas marcas. Informações sobre consultoria e cursos específicos estão no portal da instituição

Marcas Ícones revela as marcas mais lembradas em 2022

A Rede Vitória anunciou quais foram as marcas mais lembradas na pesquisa Marcas Ícones, realizada em parceria com a Kantar Insights

Neste ano, foram pesquisadas 75 categorias, divididas nas macrocategorias Alimentos e Bebidas; Artigos para Casa; Artigos Pessoais; Comércio de Alimentos; Educação; Empreendedorismo; Finanças; Imóveis, Construção e Reforma; Lazer; Moda; Saúde; Serviços Especializados, e Veículos.

Foto: Reprodução

Entre as categorias top of mind, aquelas com elevados índices de lembrança, estão Refrigerante, Supermercado e Operadora de Telefonia, todas com 98%, e Café e Chocolate, com 97%. Já as marcas top of mind são Sepé (74%), Sal Globo (73%), Coca-Cola (66%) e Vivo (65%).

Cada uma das instituições lembradas no estudo recebe um exemplar com os resultados da pesquisa. As entregas são feitas in loco, pela Rede Vitória, e serão exibidas em um programa especial, que irá ao ar no dia 28 de maio, na TV Vitória/Record TV.

Confira as marcas mais lembradas:

ALIMENTOS E BEBIDAS

Refrigerante

Coca-Cola – 66%

UAI – 7%

Guaraná Antártica – 6%

Coroa – 6%

Café

3 Corações – 29%

Cafuso – 27%

Numero Um – 12%

Chocolate

Garoto – 56%

Cacau Show – 17%

Nestlé – 13%

Arroz

Sepé – 74%

Tio João – 8%

Calafate – 6%

Linguiça, presunto e mortadela

Cofril – 36%

Sadia – 27%

Seara – 18%

Leite

Selita – 36%

Porto Alegre – 9%

Ninho – 7%

Sal

Sal Globo – 73%

Cisne – 12%

Lebre – 2%

Sorvete

Kibon – 56%

Nestlé / Luigi – 7%

Paletitas – 6%

Farinha de Trigo

Regina – 46%

Numero Um – 24%

Dona Benta – 15%

Frango

Kifrango – 28%

Sadia – 22%

Uniaves – 15%

Queijo

Selita – 23%

Minas – 21%

Veneza – 11%

Ovos

Kerovos – 30%

Avine – 7%

Da Granja – 6%

Água

Pedra Azul – 30%

Campinho da Serra – 22%

Ingá / Cesan – 8%

Açougue

Friboi – 12%

Frisa – 9%

Casa das Carnes – 6%

Atacarejo

Atacadão – 29%

Mineirão – 20%

OK Super Atacado – 10%

ARTIGOS PARA CASA

Loja de Eletrodomésticos

Casas Bahia – 33%

Sipolatti – 19%

Ponto Frio – 8%

Loja de Móveis

Sipolatti / Danúbio – 17%

Móveis Simonetti – 12%

Casas Bahia – 11%

Fábrica de Móveis

Rimo – 14%

Itatiaia – 9%

Conquista – 7%

Loja de Cama, Mesa e Banho

Lojas Mercadão / Riachuelo – 10%

Pernambucanas – 9%

M Martan – 7%

Loja de Aviamentos

Central de Aviamentos – 18%

Atacado São Paulo – 12%

Celga – 10%

Loja de Artigos Populares Diversos / Variados

Lojas Americanas – 24%

Minipreço – 16%

Megalar – 12%

ARTIGOS PESSOAIS

Ótica

Diniz – 27%

Paris – 21%

Carol – 15%

Papelaria

Castorino Santa – 17%

Rainha – 16%

Gecore – 9%

Cartão de Descontos

Cartão de Todos – 16%

Méliuz – 10%

PicPay – 7%

Cosméticos

Avon – 25%

Natura – 17%

O Boticário – 14%

COMÉRCIO DE ALIMENTOS

Supermercado

Carone – 23%

Perim – 20%

Extrabom – 19%

Padaria e Confeitaria

Monza – 21%

Monte Líbano – 11%

Super Pão / República dos Pães / Santuário / Jodima – 2%

Frigorífico

Friboi – 27%

Frisa – 19%

Cofril – 9%

EDUCAÇÃO

Curso Técnico Profissional

Senai – 17%

Ifes – 16%

Cedtec – 14%

Ensino Superior Particular

UVV – 19%

Faesa – 17%

Multivix – 12%

Pós-Graduação

Faesa / Estácio – 14%

UVV – 12%

UFES – 8%

Ensino a Distância

Estácio – 22%

Multivix / Unopar – 9%

Faesa – 6%

Instituição de Ensino Infantil

Sesi – 5%

Darwin / Salesiano / Primeiro Mundo – 4%

Crescer PHD /Marista – 3%

Instituição de Ensino Médio

Darwin – 15%

Selesiano – 8%

Ifes – 7%

EMPREENDEDORISMO

Grande Empresa

Vale – 23%

Petrobras – 7%

ArcelorMittal – 6%

Grupo Empresarial

Buaiz – 16%

Águia Branca – 8%

Sá Cavalcante / Vale – 5%

Cooperativa

Sicoob – 44%

Selita – 6%

Unimed – 4%

FINANÇAS

Financeira

Dacasa – 28%

Crefisa – 11%

BMG – 8%

IMÓVEIS, CONSTRUÇÃO E REFORMA

Material de Construção

Leroy Merlin – 8%

Dalla Bernardina – 7%

Constrular – 6%

Loja de Tintas

Politintas – 47%

Suvinil – 15%

Tinbol – 8%

Imobiliária

Universal – 18%

Morar – 8%

Canal Imóveis / MRV – 6%

Empresa de Loteamento

Universal – 26%

MRV – 10%

Morar – 9%

Construtora de Imóveis

MRV / Morar – 19%

Galwan – 11%

Grand Construtora – 5%

Indústria de Vidro Temperado

Viminas – 42%

Autoglass – 15%

Blindex – 6%

Comércio Atacadista de Ferragens

Distriferro – 14%

Casa do Serralheiro – 12%

RDG / ArcelorMittal – 5%

Mármore e Granito

Bruno Zanet – 4%

Marmoplan / PBA Stone / Mármore Andrade – 2%

Granasa – 1%

Home Center

Dalla Bernardina – 18%

Leroy Merlin – 12%

C&C / Dadalto – 5%

LAZER

Shopping Center

Vitória – 43%

Vila Velha – 15%

Mestre Álvaro – 10%

Academia

Smart Fit – 30%

Ponto 1 – 5%

Razões do Corpo – 4%

Cidade Mais Bonita

Vitória – 30%

Rio de Janeiro – 11%

Vila Velha – 9%

MODA

Loja de Calçados

Itapuã – 40%

Los Neto – 11%

Elmo – 9%

Moda Praia

Magia do Mar – 33%

C&A / Angorá / Renner – 3%

Riachuelo / Maresia/ Cobra D’água / Cia Marítima – 2%

Loja de Roupa de Festa

Tons – 11%

C&A – 8%

Renner – 5%

SAÚDE

Farmácia / Drogaria

Drogasil – 33%

Pacheco – 19%

Rede Farmes – 10%

Hospital Público

Hospital Dr. Jayme Santos Neves – 15%

São Lucas – 13%

Santa Casa de Misericórdia – 8%

Hospital Particular

Unimed Cias / Meridional – 22%

Vitória Apart – 17%

Hospital Vila Velha / Metropolitano – 5%

Plano de Saúde

Unimed – 61%

Samp – 16%

Medsênior – 5%

Laboratório de Análise Clínica

Pretti – 27%

Tommasi – 17%

Bioclínico / Cremasco – 9%

Clínica Odontológica

Sorridents – 21%

Sorriso – 7%

Odonto Company – 4%

Farmácia de Manipulação

Mônica – 18%

Alquimia – 17%

Drogasil – 7%

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

Operadora de Telefonia

Vivo – 65%

Claro – 15%

OI – 12%

Sindicato

Sindicato dos Rodoviários – 12%

Sindicato dos Trabalhadores – 9%

Comerciários / Comércio – 8%

Cerimonial

Le Buffet – 15%

Casa Di Lucca – 11%

Steffen – 8%

Loja de Artigos para Festa

Colibri – 24%

Colmeia das Festas – 18%

Dallas / Americanas – 4%

Gráfica

Grafitusa – 27%

Copy Glória – 7%

Fontana – 2%

Produtos Pet

Petz – 32%

Pedigree – 10%

Whiskas – 4%

Internet e Fibra Ótica

Vivo – 34%

OI – 20%

Claro – 15%

Cemitério

Parque da Paz – 36%

Jardim da Paz – 33%

Cemitério Municipal de Santo Antônio – 3%

Plano Funerário

Paz Eterna – 22%

Parque da Paz – 15%

Jardim da Paz – 9%

VEÍCULOS

Transporte Rodoviário de Passageiros

Águia Branca – 50%

Transcol / GV Bus / Ceturb – 12%

Itapemirim – 8%

Concessionária de Automóvel Local

Podium – 6%

Kurumá – 5%

Localiza / CVC – 4%

Locadora de Veículos

Localiza – 64%

Rent a Car – 6%

Movida – 5%

Autopeças

Autoglass / Nacional – 10%

União – 8%

Antônio Autopeças – 4%

Proteção Veicular

Porto Seguro – 28%

Nobre – 6%

Bradesco – 5%