Economia

Marcas Ícones: resultado da pesquisa será apresentado amanhã

Estudo realizado pela Kantar para Rede Vitória revela marcas e empresas mais lembradas pelos capixabas em 80 segmentos..

Serão apresentados nesta quinta-feira, dia 16, a partir das 9 horas, os resultados da pesquisa Marcas Ícones 2023. Realizado pela Rede Vitória há 12 anos, o estudo de lembrança de marca faz um levantamento das marcas mais lembradas em 80 segmentos do mercado capixaba, divididos entre 12 macrocategorias: alimentos e bebidas; comércio de alimentos; artigos para casa; artigos pessoais; educação; empreendedorismo; imóveis, construção e reforma; lazer; moda; saúde; serviços especializados, e automotivo.

Foto: Cloves Louzada

A pesquisa foi, mais uma vez, realizada pela Kantar, empresa líder no mercado de pesquisa de mídia na América Latina e que fornece aos clientes informações relevantes para a tomada de decisões sobre todos os aspectos do planejamento de mídia.

As entrevistas foram feitas entre janeiro e fevereiro de 2023, na Grande Vitória, com um público que representa uma amostra fiel da população. A pergunta que é feita às pessoas é sempre a mesma: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em [categoria]?”

Destaque para as categorias top e as marcas top of mind, que são, respectivamente, as categorias e as marcas com maiores índices de lembrança.

“A pesquisa Marcas Ícones é um estudo de lembrança de marca totalmente consolidado no mercado capixaba. Por meio dele, agências de publicidade, profissionais de marketing e gestores de comunicação conseguem avaliar se suas estratégias são assertivas e se a escolha dos parceiros de mídia têm atendido suas expectativas. Os resultados são bússolas, balizadores para o trabalho de marcas e empresas e, cada vez mais, evidenciam o quanto ser uma marca próxima, empática e sensível aos temas atuais colabora para sua lembrança pelas pessoas. Além disso, tem o diferencial de ser realizado pela Kantar Ibope, um instituto de extrema relevância no cenário nacional”, diz o diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni.

Neste ano, novas categorias foram inseridas na pesquisa, que também demonstra, mais uma vez, a força das marcas regionais. O evento de revelação de resultados será para convidados no Hotel Senac Ilha do Boi e contará com painéis apresentados por Alexandre Pedroni, presidente do Sinapro, e Carine Cardoso, diretora-executiva da APP Vitória. O mote de Marcas Ícones deste ano é “As maiores estrelas do mercado se encontram aqui” e faz parte de um conceito criado pelo publicitário Gustavo Mendonça.

Marcas regionais e a importância de ser lembrado

A pesquisa Marcas Ícones traz duas revelações: as marcas regionais são um sucesso e estar na mente do consumidor é um dos pilares para a construção de uma marca forte.

Quem afirma isso é Ariel Lourenço dos Santos, gerente de Atendimento da Kantar e responsável pela pesquisa Marcas Ícones. De acordo com ele, as marcas locais são, mais uma vez, um dos grandes destaques da pesquisa. 

“Temos mais uma vez diversas categorias, desde de produtos de consumo do dia a dia até serviços e varejo, com marcas locais destacando-se de forma consistente. Muitas vezes como top of mind, mas também como segunda ou terceira mais citada. Isso ressalta a conexão que essas marcas têm com os consumidores da Região Metropolitana de Vitória”, explica.

Outro ponto de destaque, segundo Ariel, é que é fundamental que as marcas sejam conhecidas, mesmo que não sejam lembradas em primeiro lugar, pois isso as ajuda a ter resultados consistentes ao longo do tempo. 

“A primeira camada de um funil de afinidade ou mesmo de um funil venda é o conhecimento de uma marca. Antes de um consumidor de fato tomar a decisão de compra, ele precisa conhecê-la. 

Além disso, a partir do conhecimento, a marca consegue trabalhar os outros atributos de uma marca forte: a conexão emocional com o consumidor e a sua diferenciação em relação aos concorrentes.”

A pesquisa Marcas Ícones é realizada há 12 anos pela Rede Vitória para aferir as marcas e empresas que são mais lembradas em segmentos diversos do mercado capixaba. A apresentação dos resultados será exclusiva para convidados do mercado publicitário e profissionais de marketing e comunicação. O resultado completo do estudo, você confere posteriormente aqui no Folha Vitória.