Cerca de 80% da economia de Marechal Floriano vem do setor agrícola, tendo como principais atividades o cultivo do café, a avicultura e a olericultura. Através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), a prefeitura desenvolve políticas de estímulo à produção agrícola, como a doação de mudas e sementes para diversificação agrícola, assistência técnica e a captação de recursos junto a órgãos estaduais e federais.
“É de extrema importância dar atenção e suporte ao produtor rural, com capacitação e novos equipamentos. A mecanização da produção agrícola é o futuro do campo, dando melhores condições de trabalho e trazendo economia para o município nesse momento frágil do país”, ressaltou o secretário de Agricultura Sérgio Stein. O prefeito Cacau Lorenzoni destaca que “nesse momento de crise apoiar o produtor rural é também fortalecer toda a economia local”.
A conservação de estradas vicinais, segundo o prefeito, também faz parte das ações realizadas para auxiliar e facilitar o escoamento da produção. Araguaia, Rio Fundo, Costa Pereira, Soído e a via que leva a Alto-Paraju são alguns dos locais que receberam manutenção recentemente, através da Secretaria Municipal de Interior e Transportes (SEMIT).
A prefeitura também oferta tratores e implementos agrícolas, para mecanizar e simplificar o trabalho diário no campo, colaborando para expansão da produção agrícola. Durante o primeiro semestre deste ano, as localidades de Costa Pereira, Bom Jesus, Alto Nova Almeida, Boa Esperança e Soído, foram contempladas com maquinários para uso coletivo.
“Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural, estamos promovendo cursos de capacitação e qualificação profissional em diversas áreas voltadas ao setor agrícola, oferecidos mediante demandas nas comunidades”, disse o secretário Sérgio Stein.