Economia

Mec Show apresenta empilhadeira remota e até robô subaquático

A feira de inovação industrial deve receber 18 mil pessoas e vai até esta quinta-feira (8)

Foto: Mec Show/Divulgação

17ª edição do Mec Show começou nesta terça-feira (6) e traz 330 empresas participantes de todo o Brasil. Este ano, a feira de inovação industrial abriu um espaço temático exclusivo para petróleo e gás, segmento que representa mais de 26% da indútria capixaba. 

A empresa que arrematou os campos “onshore”, ou seja, os campos de extração em terra que eram da Petrobras, trouxe para a feira uma réplica idêntica a uma estação de bombeamento.

Os 250 pontos de extração em Jaguaré, Linhares e São Mateus produzem mais de 10 mil barris por dia e devem chegar a 30 mil nos próximos anos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Foto: Reprodução TV Vitória

Inovações como empilhadeiras por controle remoto e minirrobô subaquático também foram apresentadas na feira.

O minirrobo será usado pela Petrobras para monitorar o risco de corrosões, vazamentos e outros problemas nas estruturas das plataformas.

LEIA TAMBÉM: ES pode ter hub para programa de descarbonização das indústrias

Foto: Reprodução TV Vitória

“Ele vem sendo usado cada vez mais aqui no Brasil e nos últimos 2, 3 anos temos aplicado bastante no mercado. Com certeza traz muito mais segurança”, disse Ottavio Conde, gerente de contas da Oceaneering, empresa reponsável pelo minirrobô.

Outra novidade apresentada no evento foi que a Petrobras planeja colocar em operação, até o final do ano, o navio plataforma Maria Quitéria, no litoral Sul do Espírito Santo. 

O presidente da rede Petro-ES, Rafaele Cé, explicou como o navio plataforma será integrado.

“Algumas plataformas vão ser desativadas e serão interligadas com a Maria Quitéria”, contou.

A expectativa é que a feira, que vai até esta quinta-feira(8) e acontece no Pavilhão de Carapina, na Serra, movimente R$ 200 milhões em negócios. No total, são esperadas 18 mil pessoas nos dias de evento.

“A edição passada bateu todos os recordes de expositores, visitantes e negócios. A expectaiva é que esse ano nós vamos superar isso. Estamos com um crescimento de 10% na área expostiva”, disse Marcos Milanez, presidente da Mec Show.

LEIA TAMBÉM: Empresa de óleo e gás vai investir R$ 4,5 bilhões para produzir petróleo no ES

*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record