Economia

Mercado de loteamento cresce e se destaca no Espírito Santo

Uma tendência que se observa no mercado é a preferência de empresas se instalarem em loteamento fechado visando segurança e privacidade

Mercado de loteamento cresce e se destaca no Espírito Santo

De olho na valorização rápida e na facilidade de venda, e impulsionado pelas boas expectativas diante dos indicadores de crescimento econômico do país, o mercado de loteamento tem se destacado no Espírito santo nos últimos anos. 

O produto, lotes, atende a características diferentes dos imóveis de incorporação. Principalmente com relação a venda. Dessa forma, se desfazer de um lote é bem mais fácil e rápido do que se desfazer de um imóvel já construído.

Para o empresário Guilherme Vago, que recentemente adquiriu lotes, um dos pontos positivos do investimento é a adequação conforme a necessidade do proprietário. “Quando você compra o loteamento, você o coloca de acordo com a regulação, com as legislações, um produto que tem o seu perfil, a sua necessidade”, completa.

Valorização imobiliária

A valorização imobiliária é uma expectativa para 2018, porém, no mercado de loteamento há um olhar peculiar. “Pelo fato de o loteamento iniciar a construção no período em que a região é menos amadurecida e, depois, amadurecer com a ocupação, o gradiente de valorização é muito maior. Dessa forma, o loteamento pega uma área que não tem nada e a transforma”, detalha o presidente da VTO Polos Empresariais, Alexandre Schubert.

Normalmente quando as primeiras unidades de um loteamento começam a ser construídas, vêm com qualidade bastante superior do que as comunidades que estão no entorno. Daí vem o efeito dominó, pois as comunidades do entorno começam a construir de uma maneira melhor e isso, consequentemente provoca uma irradiação de valorização radial.

Uma tendência que se observa no mercado é a preferência de empresas se instalarem em loteamento fechado visando segurança, privacidade e o fortalecimento da imagem.