Qual é o papel do RH nas organizações?

O discurso sobre a importância das pessoas nas empresas já é bem conhecido; no entanto, segue sendo pouco aplicado pela maior parte das empresas.

Muitas empresas ainda confundem a gestão da folha de pagamento e outros subsistemas de RH com a gestão estratégica de pessoas. Como a data de hoje é conhecida como “Dia do Profissional de RH”, acredito que seja uma boa oportunidade para discutir esse papel tão importante, já que são eles que cuidam do ativo mais importante de uma organização.

Como atribuição geral, o profissional de RH é quem cuida de atrair e manter os melhores talentos. Encontrar a pessoa certa para a vaga certa, ancorar e gerenciar a cultura, desenvolver os profissionais, mapear os líderes, pensar na sucessão dos cargos, na gestão dos salários e, de quebra, ainda estar atento ao endomarketing, que, acreditem, está bem além dos aniversariantes do mês!

Mas por que uma área tão estratégica ainda não é vista como staff pelos empresários? De quem é a culpa?

Dos dois!

Muitas empresas ainda não entendem o papel fundamental do RH no ganho de produtividade, na redução de retrabalho, na redução de custos com demissões e outros. Mas a verdade é que a maior parte dos RHs ainda não consegue falar a língua de todo empresário: RESULTADO!

Como se falar sobre resultados fosse renegar o propósito de cuidar de pessoas, quando é absolutamente o contrário.

Por isso a culpa também é dos RHs, que não compreendem que precisam apresentar resultados mais consistentes se quiserem convencer o dono a investir. Afinal, a lógica do custo x benefício sempre será a premissa.

Como especialista em gestão de pessoas e empresária serial, minha percepção é que, enquanto falar de números for tabu para o RH, a gestão de pessoas seguirá sendo um custo aos olhos da maioria dos empresários.

Falando assim pode soar frio e distante do propósito de quem escolheu a área de RH para atuar; afinal, gostamos de cuidar de pessoas!

Mas eu entendo que, quando pensamos o RH de forma estratégica, estamos garantindo o crescimento sustentável de uma organização. E isso significa um bom ambiente para se trabalhar, onde todos ganham de acordo com suas expectativas e resultados. Isso é gestão de pessoas que gera resultados.

Quem entendeu que pensar resultados com pessoas é bom para todos os envolvidos entendeu o propósito do RH estratégico.

E não se engane, aniversariantes do mês são só uma parte bem pequena de tudo que esses profissionais sabem fazer!

Roberta Kato
Empresária, consultora de desenvolvimento organizacional, palestrante e mentora de líderes.