O mercado imobiliário está passando por uma transformação significativa, impulsionado por mudanças no comportamento dos consumidores, avanços tecnológicos e uma crescente preocupação com sustentabilidade e qualidade de vida. No segmento de alto padrão, entender essas necessidades e exigências, e como elas estão moldando o futuro, é fundamental para permanecer competitivo no mercado.
O combo do alto padrão a ser oferecido deve trazer personalização, ou seja, o cliente quer um ambiente que reflita seu modo de ser; deve ter preocupação ambiental; oferecer tecnologia de ponta; e ser elaborado de forma a dar praticidade ao dia a dia, sem esquecer da boa localização e da segurança.
Personalização e Valorização do Trabalho Manual
Os consumidores querem espaços e objetos que “reflitam sua individualidade”, nas palavras da arquiteta Paula Rody. Isso está impulsionando um movimento de personalização extrema, “desde móveis sob medida até produtos de luxo exclusivos para cada cliente”.
Além disso, a valorização do trabalho manual cresce, pois cada peça feita artesanalmente é única, garantindo exclusividade e autenticidade. “A ascensão dos ateliês e do slow design reflete o valor do que é feito à mão, onde cada detalhe carrega história e identidade próprias”, diz.
Paula cita o projeto do Vive Le Vin, que convidou artistas plásticas capixabas para desenvolverem obras exclusivas. Além disso, se destaca pelas opções de plantas e decorações “que permitem a escolha de layouts e acabamentos que melhor se adaptam ao estilo de vida”, define.
Nostalgia
A tendência do nostálgico, mais do que apenas resgatar estéticas do passado, valoriza elementos afetivos como móveis herdados, acabamentos vintage e materiais que evocam memórias. Paula cita o empreendimento Cidade Matarazzo, em São Paulo, que transformou a antiga Maternidade Matarazzo em um complexo de luxo, incorporando elementos de design que remetem à memória afetiva de gerações de paulistanos que nasceram ali.
Exclusividade
A arquiteta da Inspira Conceito & Design elenca os materiais em alta no mercado de luxo. “Peças feitas com materiais reciclados, como plástico reaproveitado e madeiras de reuso, processos produtivos éticos, que envolvem comunidades locais e reduzem impactos ambientais”. Ela lembra do One Beverly Hills, em Los Angeles, projeto do renomado escritório Foster + Partners, como “um dos exemplos mais notáveis dessa tendência”.
Tecnologia e sustentabilidade
Outra tendência são os processos ambientalmente sustentáveis e o uso de tecnologia de ponta. A diretora da Mivita, Lívia Giacomim, afirma que antes de um lançamento a empresa se debruça em estudos e pesquisas de mercado. “Os dois conceitos sempre aparecem, assim como percebemos ser imprescindível oferecer conforto, segurança, bem-estar e personalidade”, resume.
Em Jardim Camburi, A Mivita aposta no Serena, que terá sistema de reaproveitamento da água da chuva e do ar-condicionado para uso nas áreas comuns, placas fotovoltaicas para geração de energia solar, coleta seletiva e sistemas de racionalização de água nos banheiros, e ainda, fechaduras eletrônicas em todos os apartamentos, sensores de gás e um espaço delivery preparado para futura instalação de armários inteligentes.
Também prevê infraestrutura para carregamento de carros elétricos e para automação residencial via Zigbee, uma tecnologia de comunicação sem fio que permite a interconexão de dispositivos inteligentes. “Além disso, o condomínio será entregue com um sistema de lazer automatizado, com piscinas aquecidas, entre outras facilidades”, diz Lívia.
Comodidades sem sair de casa
Outra empresa que busca atender essa exigente fatia de mercado é a Mazzini. Carol Cruz, coordenadora de Incorporação da empresa, cita como exemplo o 265.Broklyn, “com Wi-Fi nas áreas comuns, sonorização bluetooth no salão de festas, fechaduras eletrônicas com maçaneta integrada, portaria remota, e ainda, arena E-sports e ponto para delivery por drone”.
A diretora lembra ainda que os novos empreendimentos Vizzo, Esquina e Iconic contam com tecnologias e práticas sustentáveis, “como aquecimento solar, reaproveitamento de água de ar-condicionado, infraestrutura para ponto de recarga de veículo elétrico, torneiras com temporizadores nos banheiros das áreas comuns e temporizador para a bomba da piscina”.
Já a Empar Incorporadora lançou o Ônix, em Jardim Camburi, dentro do conceito de personalização e exclusividade. Camila Menezes, diretora da empresa, define: “O projeto foi pensado para atender um público que busca uma moradia versátil e de alto padrão, com comodidade e conforto”.
Com apartamentos compactos de um e dois quartos e lofts de 33 m², o condomínio contará com minimercado, espaço delivery, petcare e pub gourmet, além de salas de reunião para uso comum. “Hoje a busca é por praticidade, conforto e bem-estar”, reforça Camila.
No mercado imobiliário de luxo, conhecer o consumidor e entregar a ele uma experiência personalizada é a meta a ser alcançada. Para isso, é necessário unir tecnologia, processos produtivos sustentáveis, soluções inovadoras, arte, memória afetiva e sofisticação. Um desafio que exige cada vez mais pesquisa e trabalho integrado, em busca da excelência.